Trauma emocional - Dicas para superar barreiras!

Trauma emocional: como superar experiências e medos do passado?

Trauma emocional: como superar experiências e medos do passado?

Alcançar e manter uma rotina mais feliz e equilibrada emocionalmente é possível. Confira dicas para superar definitivamente os  traumas do passado

Cada vez mais as pessoas sabem a importância de conhecer os principais tipos de traumas emocionais e como lidar com eles. Isso acontece porque um trauma emocional pode exercer o papel de uma barreira, impedindo ou dificultando o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo. E, convenhamos, todos nós merecemos uma chance de ter uma vida feliz, equilibrada e com muito futuro pela frente. Quer saber como superar experiências e medos do passado? Continue a leitura aqui no blog da Arita.

Dicas para superar um trauma emocional

  • Aceitação: a primeira dica é a mais importante, e também a mais clara. É preciso encarar o problema, ou seja, não jogar a sujeira embaixo do tapete e fingir que nada aconteceu. Superar um trauma emocional é um exercício de autoconhecimento, para aprender a lidar com as próprias emoções e seus impactos durante e após o ocorrido.
  • Respiração e exercícios físicos: poucas pessoas sabem disso, mas respirar fundo, meditar e praticar exercícios físicos podem ajudar a superar traumas emocionais. São ações que ocupam a sua mente, distrações que também fazem bem para a saúde. No caso dos exercícios, a endorfina exerce um papel muito positivo.
  • Hobbies: a mente “vazia”, desocupada, é um cenário perfeito para reviver traumas do passado. Uma forma de tentar acabar com isso é ter um novo hobbie, um passatempo, uma nova atividade favorita. Ao fazer isso, você passa a treinar a mente sobre novos horários e responsabilidades, preenchendo assim um espaço que seria ocupado por preocupações e memórias tristes do passado.
  • Ajuda profissional: não são todas as pessoas que conseguem superar traumas emocionais sem ajuda profissional, o que não é motivo algum para se envergonhar. Com o auxílio de pessoas treinadas, o processo de recuperação pode ser concluído com sucesso.

O papel da inteligência emocional

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Arita Treinamentos sabe muito bem que a inteligência emocional é uma metodologia muito eficaz para pessoas que precisam lidar com traumas emocionais. Isso acontece porque os treinamentos de inteligência emocional focam no autoconhecimento, ou seja, em conhecer profundamente como as próprias emoções reagem em relação aos obstáculos vividos. Dessa maneira, com o tempo, é possível compreender o passado e simultaneamente trabalhar as próprias habilidades emocionais para lidar melhor com situações semelhantes ou para tirar de uma vez por todas os traumas do seu caminho. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Aproveite o post de hoje: envie AQUI a sua mensagem de contato e comece um novo capítulo em sua vida.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp