Um mau líder pode destruir bons profissionais - Conheça os sinais!

Um mau líder pode destruir bons profissionais! 4 sinais que indicam falta de inteligência emocional

Um mau líder pode destruir bons profissionais! 4 sinais que indicam falta de inteligência emocional

Liderar e inspirar pessoas não é algo simples. Mas, sem dúvidas, é algo possível e a inteligência emocional ajuda no desenvolvimento de líderes capazes

Muitas pessoas sabem bem como um mau líder pode destruir bons profissionais. Isso acontece porque a liderança não é apenas uma posição hierárquica dentro de uma empresa. É algo muito maior que envolve empatia, capacidade de inspirar pessoas, comprometimento, honestidade e outros elementos. Pontos que podem ser trabalhados dentro da inteligência emocional. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita.

4 sinais que mostram com um mau líder pode destruir bons profissionais

  1. Sobrecarga de trabalho: são dois os cenários que um indicam a falta de inteligência emocional do líder ao sobrecarregar o colaborador. O primeiro deles é o profissional (colaborador) receber muitas tarefas porque é muito capaz e ágil. O mau líder enxerga isso como um meio para alcançar melhores e mais rápidos resultados, sem se importar com  a saúde mental e física do próprio funcionário. Outro ponto é passar trabalhos para pessoas aleatórias, que não deveriam executar determinadas atividades. Isso mostra a total falta de conhecimento e empatia com as equipes de trabalho.
  2. Falta de reconhecimento: não são raros os casos de líderes que não reconhecem bons desempenhos. Muitos gestores, coordenadores, CEOs acabam “pegando para si” todos os méritos por uma conquista / feito. Ou seja, não compartilham com a equipe os frutos de vitórias. Isso gera muita insatisfação e desmotivação.
  3. Exemplo: liderar pelo exemplo não é apenas uma frase emocional vazia. Na prática, é algo que gera resultados. Um bom líder dá o exemplo e isso motiva diretamente os colaboradores. Todo homem e mulher dentro de uma empresa, certamente, trabalhará mais feliz e determinado(a) ao reconhecer o trabalho e esforço do líder.
  4. Sem capacidade de inspirar: um líder, acima de tudo, deve inspirar pessoas. E um mau líder não consegue de maneira alguma gerar tal sentimento junto a equipe. O problema pode estar na própria personalidade do líder, no seu jeito, nas palavras que usa, em suas ações. A boa notícia é que tal habilidade pode ser desenvolvida e potencializada com a inteligência emocional.

Treinamentos de inteligência emocional

O Arita Despertar – Leader Training 1 é um treinamento de inteligência emocional que há anos faz a diferença na vida de líderes de empresas de todo o Brasil. Um programa desenvolvido pelo time de especialistas da Arita. Isso quer dizer, na prática, que você pode confiar no trabalho de quem há mais de 30 anos é referência no segmento. Se você é um líder e deseja evoluir na carreira, esse é o caminho. Tornar-se um profissional mais confiante e que inspira pessoas é possível com a ajuda certa. Não perca mais tempo: envie AQUI a sua mensagem de contato e comece a mudar definitivamente a sua forma de liderar pessoas.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp