Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Você tem aquele amigo que tem dificuldade de se expressar ou de contar algo pessoal da sua vida e não sabe como se comunicar melhor com ele? Existem pessoas tão fechadas que fazem questão de colocar barreiras em determinados assuntos. São capazes de conversar sobre várias coisas, porém quando o assunto é pessoal elas se demonstram inacessíveis. Então, como lidar com pessoas fechadas?
Se você conhece alguém assim ou se identificou com essas características é bem provável que você possa ser o que chamamos de pessoa emocionalmente distante.
A pessoa emocionalmente distante, além de manter certa distância também pode demonstrar-se insensível diante de assuntos que envolva as emoções dos outros. No momento pode exprimir uma falta de empatia e frieza, mas se configura como um problema quando fica claro quando essa pessoa cria barreiras para que as demais não se aproximem, por mais que tentem.
Além de impedir a aproximação dos colegas, pessoas assim não conseguem se manter em intimidade emocional com o outro. E então, barreiras como o isolamento, a crítica excessiva e até a falta de compaixão são usados como escudos sociais, tudo para não permitir que ninguém tenha contato com o seu emocional.
Um dos motivos que levam uma pessoa a ser emocionalmente distante são problemas de vínculos afetivos na primeira infância: uma relação familiar conturbada pode determinar o emocional de um indivíduo na fase adulta. Traumas também podem desencadear reações inconscientes de fuga ou proteção. Independentemente dos motivos é importante tentar ajudar a pessoa a superar essa barreira emocional e poder contar com os colegas.
Uma pessoa fechada é, na verdade, uma pessoa que está precisando de ajuda. O fato de não saber lidar com uma emoção já nos deixa em alerta de que um sofrimento deve estar instalado. A seguir confira as dicas que separamos para você aprender a lidar com uma pessoa fechada:
Crédito: Milkos / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...