Veja 7 dicas de como vencer a fobia social | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Veja 7 dicas de como vencer a fobia social

Veja 7 dicas de como vencer a fobia social

Veja 7 dicas de como vencer a fobia social

Sair e se divertir, ter uma vida agitada e interessante fora de casa, pode ser algo simples e natural para algumas pessoas. Mas não para todas, sabia? Dentro da classificação dos principais tipos de fobias, a fobia social é uma realidade que afeta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, cerca de 17 milhões de norte-americanos sofrem com algum tipo de fobia social ou transtorno de ansiedade social. No Brasil, 9,3% das pessoas também são afetadas. Mas, nem tudo é notícia ruim. No post de hoje, aqui no blog da Arita, você terá a chance de conferir dicas para tentar driblar o problema. Confira!

Sem medo: veja 7 dicas para não ter fobia social

1 – Admita o problema: a primeira dica nem poderia ser outra. É preciso reconhecer que você sofre de fobia social e que não adianta negar a situação. Compreenda seus pensamentos como o que você realmente é. Tudo parte deste princípio.

2 – Elimine pensamentos negativos: muitos pensamentos relacionados à fobia social podem ser modificados se você mudar como tudo começa. Por exemplo, ao pensar “Tenho certeza que a festa será chata”. Pense bem, não tem como realmente afirmar isso. Ninguém consegue prever o futuro. Também não conseguimos saber o que as outras pessoas estão pensando, ou seja, como saber que você não irá curtir determinado momento? Portanto não devemos criar barreiras psicológicas que nos impeçam de sair e nos divertir.

3 – Olhe para a própria história: veja no seu passado como você lidou com situações semelhantes. Lembre-se também com corrigiu determinados erros e tire as lições positivas de tais momentos. Todos nós podemos aprender (e muito!) com a própria história.

4 – Ninguém é perfeito: as pessoas que sofrem com fobia social, normalmente, são homens e mulheres perfeccionistas, que somente aceitam o mais elevado padrão em todas as interações sociais. Por exemplo, não querem apenas sair para conversar com os amigos, desejam que este seja o melhor encontro de todos os tempos. Nem sempre é assim e é preciso controlar as expectativas e deixar que tudo aconteça naturalmente.

5 – Gradualmente, exponha-se: pouco a pouco, no seu ritmo, mostre seu lado pessoal junto a seus amigos. Ao compartilhar seu lado íntimo você perceberá que a vergonha, também aos poucos, pode desaparecer e isso favorece diretamente sua vida social. Uma boa dica é iniciar conversando com um ou dois amigos, e depois ir aumentando este grupo.

6 – Todo mundo erra, inclusive você: mais que uma dica, esta é uma regra que todas as pessoas deveriam saber. Todo mundo erra e isso é normal, aceitável. As pessoas podem até brincar com algumas situações, mas é realmente uma brincadeira, nada profundo.

7 – Mostre interesse: sabemos que a fobia social pode impedir a tomada de iniciativa em muitos momentos. Porém, uma ótima dica é você tomar a frente e mostrar interesse no que as pessoas estão conversando em um determinado círculo social, num happy-hour. Puxe assunto, isso fará com que você “quebre o gelo” e derrube muitas barreiras psicológicas.

Inteligência emocional pode ajudar

A fobia social, na maioria dos casos, pode ser causada por traumas psicológicos do passado. Situações que criaram barreiras mentais e que hoje impendem comportamentos sociais de interação com outras pessoas. A boa notícia é que através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar as causas do problema e trabalhar com metodologias para melhorar este quadro de uma vez por todas.

Quer saber como isso tudo funciona na prática? CLIQUE AQUI para enviar hoje mesmo um e-mail para o time da Arita Treinamentos.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS