Você conversa com as pessoas? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Você conversa com as pessoas?

Você conversa com as pessoas? Se respondeu sim, entendeu mesmo a pergunta? Não é apenas falar sobre você, numa visão ensimesmada de conversa, como muitos de nós estamos acostumados. Estou falando sobre conversar mesmo, no conceito de dialogar, aquilo que se faz entre duas pessoas – ou mais, claro – quando há troca de visões, de padrões, de pré-conceitos, de questões, de dúvidas.

Conversar significa querer saber sobre o outro, escutar o que ele tem a dizer, ouvir suas delícias e dores, seus percalços e avanços. Esse, sim, é o verdadeiro significado do diálogo. Os consultórios de terapeutas e psicólogos estão cheios de pacientes justamente por este motivo, o de não sabemos mais escutar. Andamos numa época de extrema auto-afirmação, autopublicidade e promoção. É quase que uma necessidade unânime: todos precisamos contar para os outros quem somos. De repente, assim, nós mesmos saberemos esse mistério sobre nós.

Ocorre que quando fechamos nossas bocas e abrimos os ouvidos, para escutar o outro com o coração, estamos escancarando janelas preciosas para quem precisa falar e também para nós mesmos. Isso porque a fala dele pode ressoar dentro da gente, trazendo à tona nossas próprias questões a serem melhor articuladas ou trabalhadas internamente. Não conseguir dar espaço para que os outros falem, em uma conversa, é um sinal desesperado de insegurança. Isso mesmo, insegurança! Afinal, será que eu dou conta de ouvir o que ele vai falar? Como isso vai me atingir?

Experimente calar-se, fazendo aquele exercício milenar, que nossas avós já indicavam: “use mais seus dois ouvidos, calando sua única boca” e ajude você e seu interlocutor. Ouvindo-o, você dará a ele a enorme oportunidade de desabafar, de soltar aquilo que lhe é pesado ou que está entalado e também de elaborar internamente, por meio da construção linear do discurso. E a você? Bem, você terá a riquíssima chance de ser tocado de alguma forma pelo que o outro está falando e também poder analisar situações de sua própria vida. Vai por mim, é bom.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas