Você sabe qual o seu valor? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Você sabe qual o seu valor?

Cada um de nós, de forma única e especial, tem um diferencial. Não existe ninguém igual a nós. Somos a pessoa mais importante do mundo e o que nos diferencia de qualquer outro ser no universo são nossos valores.  Valores não têm preço, são inegociáveis. Seu valor é aquilo que você tem de mais precioso. Nada no mundo pode ser mais importante do que você e seus valores. É você em primeiro lugar!  Mas, afinal, o que são os valores? São os princípios, a moral, a fé, as atitudes. Parece óbvio para muita gente, mas nem sempre é. Tem pessoas que passam a vida toda sem conhecer o seu verdadeiro valor, sem lapidar sua pedra preciosa. A plenitude que almejamos tanto encontrar, como um caminho certeiro para a felicidade, está intimamente ligada com o propósito, com o sentido da vida, com as trilhas cheias de significados e alinhadas com nossos valores.

Algumas palavras tem tudo a ver com valores, veja quais são elas e comece a praticar hoje mesmo:

Autoconhecimento

Parece balela, conversa fiada, mimimi positivista. A palavra caiu no gosto popular e muito se fala em autoconhecimento por aí. Mas, a coisa é séria! Não existe forma da gente descobrir nossos valores sem nos conhecer. Simples assim! Por isso, investir em meios de desvendar a nós mesmos, profundamente, é regra de ouro para quem deseja viver de acordo com seus valores e propósitos.

Autonomia

Esse outro conceito vem de duas coisas que estão totalmente interligadas: o desejo e a ação. Se queremos algo com bastante força e agimos na direção de nossos desejos temos autonomia para decidir os rumos de nossa própria vida. Aí reside grande avanço na descoberta de nossos valores, já que seguimos o nosso coração e não as vontades dos outros.

Auto-Amor

Se, por um passe de mágicas, todo mundo que você conhece ou viesse a conhecer no futuro, gostasse automaticamente de você, como você seria? Simplificando: como você seria se não tivesse a necessidade de agradar a ninguém? Seria diferente? Se a resposta for positiva, é hora de rever sua conduta, afinal quando agimos para agradar o outro, necessariamente vamos ferir alguns de nossos valores. Amar a nós mesmos, em primeiro lugar, sem a necessidade de agir apenas para conseguir o amor alheio, é um bom caminho para descobrir nossos valores mais genuínos.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp