Você tem sustentabilidade emocional? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Você tem sustentabilidade emocional?

Muita gente gasta vida demais investindo tempo e dinheiro em técnicas profissionais. Acreditam que isso os levará adiante e os fará conseguir altos cargos, prestígio, poder e dinheiro. Pode até ser que sim e não é errado. Toda forma de capacitação e melhora-mento da saúde intelectual e profissional é válida e positiva. No entanto, o que espanta é que a maior parte dessas pessoas se esqueça que o trabalho nada mais é que relaci-onamento interpessoal. Sem a capacidade de nos relacionarmos, nada fica bom. Técni-ca aprende-se. Saúde emocional, conquista-se e faz tudo ficar bom.

Vemos inúmeros casais que, quando se descobrem grávidos, preocupam-se em fazer todos os cursos disponíveis, ler todos os livros e assistir a todos os vídeos sobre os cui-dados com os bebês. Gastam rios de dinheiro com aparatos, utensílios e materiais que nem sabem exatamente para que servem. Preocupam-se com o externo, quando devi-am olhar para dentro e ver em que situação está o emocional da futura mãe. Como se sente o pai que nascerá com o bebê. Como anda a relação amorosa do casal? Em que condições estarão essas pessoas para terem um filho e que conforto emocional poderão oferecer além da estabilidade física e material?

Tudo isso é para dizer que prestamos atenção demais ao externo e, muitas vezes, nos esquecemos de olhar para algo latente em todas as esferas da nossa vida: a sustentabi-lidade emocional. O termo é bonito e tem sido falado mais ultimamente. Mas, afinal, o que mesmo ele significa?

Tal qual o termo sustentabilidade no sentido da natureza, sustentabilidade emocional diz respeito a capacidade que o indivíduo tem de se sustentar com seus próprios recur-sos. Ou seja, você é capaz de dar conta de você mesmo? É capaz de lidar da melhor forma com suas emoções e sentimentos? Com seus próprios recursos e ferramentas internas, se vê apto a viver de forma equilibrada?

Sustentabilidade emocional é buscar os recursos internos para viver todas as emoções e sentimentos da vida. Para você ser capaz de suprir suas necessidades básicas como um ser humano sustentável, deve identificar suas potencialidades e desenvolvê-las, pa-ra não gerar mais sofrimento, mais lixo mental, poluir mais seu mundo e o mundo das pessoas que estão ao seu redor. Sustentabilidade emocional é acompanhar os altos e baixos da vida, com todas as emoções disto e todas as instabilidades contidas em sua configuração.

Tendo sustentabilidade emocional seremos bons profissionais, conseguiremos nos re-lacionar melhor com as pessoas, teremos mais qualidade de vida e não poluiremos o universo individual e coletivo, transformando as nossas vidas e as dos outros. Ou seja, seremos mais felizes. Você tem alguma dúvida disso?

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp