Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Ao longo de seu desenvolvimento, o ser humano aprendeu qual era a maneira adequada de viver e se relacionar por meio de observação e experiência. Esta mesma habilidade pode te fazer entrar em um círculo vicioso e ter um relacionamento extremamente prejudicial e destrutivo. Então, como se desvencilhar?
Ele consiste em uma série de comportamentos recorrentes que desencadeiam sempre o mesmo resultado. Quando falamos em círculo vicioso no relacionamento, nós nos referimos a situações de convívio que só geram desgaste e discussão entre os envolvidos. E quando parece que o problema está resolvido, um dos indivíduos repete o comportamento inicial que desencadeou todo o problema. Como este processo está relacionado a um vício, o círculo vicioso é sempre algo negativo.
Geralmente, a pessoa sujeita a este tipo de comportamento já vem de um relacionamento destrutivo, seja conjugal ou familiar. A origem mais comum do problema se dá na infância. A criança sempre ouve palavras agressivas e negativas, participa de situações ruins repetidamente e, em dado momento, seu inconsciente assimila que aquilo está certo e é o melhor para ela.
Podemos citar como exemplo uma família com pai alcoólatra. Ela acompanha de perto a mãe se submeter àquela situação. Quando crescer e tiver em suas mãos o poder de escolha, existe a possibilidade de se relacionar com um cônjuge também alcoólatra, afinal, é a experiência emocional que teve durante toda a sua vida. Para ela, essa situação é a certa, mesmo que a prive da felicidade.
As consequências de um círculo vicioso podem ser catastróficas – tanto para os pais, quanto para os filhos. Pode ser difícil no começo, por isso focar em seu objetivo é importante. Além disso, alguns entendimentos e ações também podem te orientar:
Pense nos fatos vividos até hoje que envolveram a problemática que te trouxeram até aqui. Quais foram as situações mais marcantes? Quais foram os erros cometidos por sua avó e mãe e que você repetiu? Por quanto tempo?
Avaliar suas experiências e encontrar um culpado parecerá um caminho, mas não é. É preciso entender que algumas coisas fogem de nosso controle e não podemos fazer nada quanto a isso. O que você pode mudar é o seu amanhã. Isso te ajudará a enxergar a realidade a partir de novas perspectivas. Esta nova percepção te levará à aceitação de que a vida é construída de atitudes possíveis, não de perfeições. E aí sim você será capaz de assumir suas responsabilidades pelas escolhas feitas e muda-las.
Quando você perceber que as mudanças dependem só de você, a tomada de decisão será mais fácil.
As orientações que listamos acima são alguns gatilhos que podem te guiar durante o processamento desses novos pensamentos e hábitos para interromper um círculo vicioso. Algumas pessoas precisam de ajuda profissional e não há nada de errado com isso. Aqui, o intuito é te mostrar as possibilidades existentes para você ser feliz e se precisar de alguém para caminhar ao seu lado, conte com a gente!
Você também pode gostar de ler:
Crédito: yacobchuk / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...