Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Seja em sua vida pessoal, seja profissional, você provavelmente já ficou chateado com algum de seus comportamentos. O que talvez você ainda não saiba é que muitas dessas atitudes que tanto incomodam são provenientes de baixa autoestima.
Esse sentimento impede o desenvolvimento de muitas de nossas melhores qualidades, justamente por bloquear a nossa percepção acerca do que temos de melhor. Mudar isso parece difícil, mas não é impossível, desde que você mantenha muita força de vontade.
Mas se você precisa de um incentivo, vale a pena acompanhar este artigo. Conheça agora algumas formas inteligentes de manter a motivação e dê a volta por cima!
Para aumentar sua autoestima, o primeiro passo é controlar seu senso crítico interno. Ele se caracteriza por aquela voz que insiste em nos deixar para baixo com frases do tipo: “você não faz nada certo”, “seu colega é melhor do que você” e “você não tem competência alguma”.
Lembre-se de que não existem motivos para que você aceite esse tipo de pensamento abusivo. Substitua essas frases por “eu vou conseguir”, “eu sou capaz” e “eu sou boa naquilo que faço” e combata tudo de ruim que chega até você.
Para enfraquecer ainda mais seu senso crítico e manter a motivação, tente estabelecer alguns hábitos. Por exemplo, você pode praticar a gratidão por cada pequena boa coisa que acontece em seu dia.
Ou, se preferir, pode começar a fazer alguma coisa para a qual realmente tem aptidão. Pode ser um esporte, uma aula de artesanato, um curso em sua área de atuação profissional ou qualquer outra coisa que faça você se sentir bem e com a mente ocupada.
Por apenas dois minutos antes de dormir, tire um tempo para avaliar seu desempenho durante aquele dia e faça uma lista com três coisas que você pode apreciar a seu respeito. Uma gentileza para um colega, uma apresentação de sucesso para um cliente ou uma característica sua que ficou em evidência, tudo é válido.
Essa pausa de apreciação não apenas ajuda a manter sua motivação e a aumentar sua autoestima, mas também contribui para seu humor e para a energia que você transmite a quem está ao seu redor. Aos poucos, você perceberá grandes transformações.
Ninguém é perfeito. Todos os dias, é natural que você cometa algum erro ou falha, mas é importante lembrar que esse não é o fim do mundo e que a questão deve ser levada de maneira mais positiva, por mais complicado que a princípio pareça ser o problema.
Leve em consideração que tudo é aprendizado. Não quer dizer que você não precise ficar triste, mas faça dessa uma fase passageira. Compreenda que, já que aquilo foi inevitável, agora é hora de seguir em frente e construir uma história nova, bem diferente e cheia coisas boas.
E então, o que achou dessas dicas para elevar a autoestima e manter a motivação? Qual delas parece mais eficiente e inteligente para você? Conhece outra prática que poderia integrar essa lista? Comente e participe!
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...