6 dicas de como manter a autoestima elevada. Confira aqui!

6 dicas de como manter a autoestima elevada

6 dicas de como manter a autoestima elevada

Combater a baixa autoestima é possível, assim como ter uma rotina mais leve e feliz. O ponto de partida é o autoconhecimento

A autoestima está muito relacionada às crenças limitantes que desenvolvemos ao longo da vida. Isso acontece porque se trata (a autoestima) de uma percepção que temos a respeito de nós mesmos. Dentro desse cenário, derrubar as barreiras emocionais e buscar uma vida mais feliz, é um desafio e tanto. Mas, por outro lado, é algo ao alcance de todos. No post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você confere 6 dicas de como manter a autoestima elevada para ter uma rotina mais leve e equilibrada.

Autoestima elevada: confira dicas para levar uma vida mais feliz

  1. Sem culpa: o primeiro passo para ter uma autoestima elevada é eliminar a culpa que sente. É preciso trabalhar esse sentimento, batalhar para compreender que a culpa só traz aspectos negativos. Obviamente é uma jornada muito pessoal e que cada um reage de uma forma, em uma velocidade. Mas, saiba que é possível.
  2. Evite comparações: cada pessoa tem uma vida, uma rotina, problemas particulares, habilidades próprias e assim por diante. Em síntese, é preciso evitar comparações e procurar fazer o que te faz bem, todos os dias, sem olhar para o que amigos e familiares mostram.
  3. Cada experiência é uma experiência: não generalize! Compreenda que fatos ocorridos há muito tempo podem não se repetir, afinal todos mudam com o passar dos anos. As percepções mudam, os conceitos também. As formas de agir e encarar situações idem. Aprender com os erros é uma forma de desenvolvimento.
  4. Autoconfiança: encontre forças e acredite em seu próprio potencial para superar barreiras emocionais e alcançar a tão sonhada autoestima elevada. A boa notícia é que é possível treinar a própria mente para trilhar o caminho da autoconfiança. Todavia, esse é um movimento que somente pode partir de você.
  5. Perdão próprio: é preciso ser mais compassivo com os próprios erros. Essa atitude fará com que seus dias sejam mais leves. Afinal de contas, se é possível perdoar os erros de terceiros, por que não fazer o mesmo consigo próprio?
  6. Comemore as conquistas: saborear as vitórias da vida é essencial para ter a autoestima elevada. Logicamente, não estamos falando sobre acomodação. Todavia, é fundamental que você reconheça que o seu talento e esforço valeram a pena, que as batalhas foram vencidas e resultados alcançados.

O papel da inteligência emocional

Um dos pilares da inteligência emocional é o autoconhecimento. Em outras palavras, a metodologia busca a compreensão das emoções e seus impactos no dia a dia. Dessa forma, é possível também identificar as causas que levaram ao desenvolvimento de determinados padrões, como traumas que acabaram criando barreiras emocionais e que impactam no desenvolvimento pessoal ou profissional. E outra boa notícia é que você sabe que pode contar com o know-how de quem realmente entende do assunto. A Arita tem mais de 30 anos de tradição na área e está ao seu lado, sempre que precisar. Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp