Motivação no trabalho em equipe: 6 estratégias para aplicar

6 estratégias para promover a motivação no trabalho em equipe

6 estratégias para promover a motivação no trabalho em equipe

Colaboradores motivados geram mais resultados. Líderes que inspiram fazem parte desse processo. Saiba como se tornar um exemplo de motivação

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Arita já leu um texto relacionado ao tema de hoje, sobre 3 diferentes tipos de motivação no trabalho. Hoje, seguimos dentro do mesmo assunto e vamos apresentar 6 estratégias para promover a motivação no trabalho em equipe. Ficou interessado(a)? Continue a leitura!

Motivação no trabalho em equipe: 6 estratégias para aplicar

  1. Seja um líder presente: o papel do chefe que não fala com os colaboradores, com a própria equipe, morreu. Pertence ao começo do século XX. Hoje em dia, um líder (não um chefe) está presente e mostra interesse no que a equipe está fazendo. E, mais que isso, ajuda no desenvolvimento das pessoas com orientação, boas conversas, dicas, compartilhando conhecimento e assim por diante.
  2. Valorize cada peça da equipe: faz a diferença também valorizar o papel de cada colaborador no processo. Deixe claro para todos que a pessoa A ou B é fundamental por causa das habilidades C e D que possuem. Essa é uma técnica de motivação muito eficaz e que gera resultados imediatos.
  3. Integração de equipes: é comum que em determinados projetos algumas equipes não participem tão ativamente. Porém, isso não quer dizer que não são equipes importantes. Para não deixar a motivação cair, promova a integração, fala sobre o que está acontecendo. Uma simples reunião com tom positivo já funciona muito bem para motivar a todos.
  4. Iniciativas são bem-vindas: como líder, você obrigatoriamente deve estar aberto a novas ideias, a iniciativas criativas para a empresa. Ao fazer isso, direta e indiretamente, você motiva que mais pessoas sigam exemplos positivos de colegas de trabalho que fizeram o mesmo.
  5. Benefícios: você pode pensar em prêmios em dinheiro e benefícios como mensalidade de academias, ingressos de cinema, folgas durante a semana e por aí vai. Ao saber dos benefícios que podem ser alcançados, a motivação certamente virá.
  6. Inspire pelo exemplo: uma equipe é motivada quando percebe que o próprio líder arregaça as mangas e coloca a mão na massa. Um bom exemplo funciona como combustível para que os colaboradores façam o mesmo. A inteligência emocional pode ajudar no processo, sabia?

Como a inteligência emocional pode ajudar no processo

Os treinamentos de inteligência emocional podem fazer a diferença na vida pessoal e profissional de líderes iniciantes e também de quem é mais experiente. A metodologia foca na superação de barreiras emocionais, de traumas do passado, e na potencialização de habilidades. Com o tempo, é possível se tornar um líder mais próximo das equipes, mais motivador, mais inspirador. E você sabe muito bem que quando todos remam na mesma direção, a chance de sucesso da empresa é maior. A Arita Treinamentos é uma empresa com mais de 30 anos de know-how na área e está ao seu lado nesse momento decisivo. Aproveite o post de hoje: envie AQUI uma mensagem de contato e confira todos os detalhes.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp