Conheça 3 diferentes tipos de motivação no trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Conheça 3 diferentes tipos de motivação no trabalho

Conheça 3 diferentes tipos de motivação no trabalho

Conheça 3 diferentes tipos de motivação no trabalho

Já foi o tempo em que os colaboradores de uma empresa se limitavam a executar suas atividades somente pelo salário. O mercado de trabalho passa por sérias transformações e os funcionários executam seu trabalho por mais do que isso: realização, reconhecimento, pertencimento, e por aí afora. Isso é o que nós chamamos de motivação e nós iremos te apresentar e explicar os principais tipos de motivação no trabalho que engajam os funcionários.

O que é motivação?

Motivação é o que te leva a realizar determinadas atividades. Podemos dizer que é o seu combustível, aquilo que te move. Questionamentos simples podem te ajudar a identificar quais são as suas motivações: Por que você trabalha? O que te faz sair da cama todos os dias? Qual é a recompensa esperada pelos seus esforços?

No âmbito profissional, há três principais tipos de motivação que estimulam os colaboradores a dar o seu melhor diariamente dentro da companhia e conquistar resultados cada vez melhores.

Conheça os 3 principais tipos de motivação no trabalho

  • Integração

Quando o colaborador tem o desejo de se integrar ao grupo por se identificar. Geralmente, esse tipo de pessoa é extremamente proativa. Executa tarefas além de seu escopo de trabalha e não se importa com isso. Para ela, a grande recompensa de se doar é ajudar o grupo ou até mesmo crescer na carreira.

  • Poder / liderança

Mais do que pertencer a um grupo, a pessoa motivada pelo poder sente prazer por estar no controle, participar das grandes decisões e ser influente nas relações profissionais – colegas de trabalho, gestores e/ou clientes. Para isso, este colaborador até pode ser proativo como o perfil anterior, mas tem um posicionamento mais firme para conseguir se impor diante das adversidades do ambiente organizacional. Seu crescimento na carreira costuma acontecer de forma bastante positiva e equilibrada.

  • Realização

O profissional que busca por realização tem como centro de seus esforços a melhora contínua de suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais. Ele sabe da importância de se sair bem nesses âmbitos, por isso não mede esforços para se aperfeiçoar.

Esses costumam ser os principais tipos de motivação no trabalho, mas cada um sabe de si e seus sonhos. Se você não se identificou com as características citadas anteriormente, fique despreocupado(a). Mais importante do que se encaixar em padrões é ter definida a sua motivação para viver com a certeza de ter dado o seu melhor.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Deagreez / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp