7 palavras negativas que devemos evitar para melhorar a rotina | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

7 palavras negativas que devemos evitar para melhorar a rotina

7 palavras negativas que devemos evitar para melhorar a rotina

7 palavras negativas que devemos evitar para melhorar a rotina

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe como o poder do pensamento é essencial no dia a dia. Nessa linha, também não podemos nos esquecer da importância de evitar palavras negativas ao longo da nossa rotina, seja no trabalho ou em âmbito social, com os amigos e a família.

Psicologicamente, sempre que falamos algo, nosso cérebro processa respostas cerebrais relacionadas, que podem causar bem-estar ou desconforto e estresse. Mesmo quando não verbalizamos um pensamento, o processo ocorre. Por isso, é fundamental que você trabalhe esse aspecto para evitar uma rotina negativa, pesada e que causa impactos em sua vida.

A importância de evitar palavras negativas

Um detalhe que todos devemos saber é que ao evitar palavras negativas, você impede que seu cérebro acesse memórias de dor, de situações desagradáveis que foram vividas recentemente ou há muito tempo. Além disso, expressões negativas podem paralisar uma ação, podem estragar o seu dia. E ninguém deseja isso, não é mesmo?

Cultivar pensamentos positivos e verbalizar isso no dia a dia, através de palavras e frases positivas, faz toda a diferençara para você viver uma rotina mais leve e tranquila. Outro ponto importante é que fazendo isso, você também transmite uma imagem melhor, as pessoas passam a te enxergar de uma forma especial.

Como ter um vocabulário mais positivo?

A primeira coisa que deve fazer é prestar atenção ao seu diálogo: você fala mais palavras negativas ou positivas? Tem a tendência a iniciar locuções com “Não” e vive reclamando de tudo e todos? A auto-observação é o pontapé inicial para mudar uma situação, para evoluir seu pensamento e passar a utilizar palavras positivas na rotina.

Um bom exercício para tal é trocar palavras negativas por positivas, seja em um texto formal ou informal, ou mesmo ao conversar com os amigos no final de semana, no trabalho, junto aos familiares, etc. Veja alguns exemplos:

Palavras negativas X Palavra positivas

Abaixo, para melhor ilustrar o conteúdo do post de hoje, destacamos algumas palavras que dão um sentido mais positivo a frases semelhantes. Repare, na sequência, como a percepção muda:

  1. Eu sou culpado X Eu sou responsável
  2. Eu odeio isso X Eu prefiro outra coisa
  3. Não me esquecerei X Eu vou me lembrar
  4. Estou tentando X Estou aprendendo
  5. Preciso fazer isso X Quero fazer isso
  6. Tenho um problema para resolver X Tenho uma questão para resolver
  7. Se eu conseguir X Quando eu conseguir

São palavras positivas que mantém o sentido das frases. Substituições simples que podem ser colocadas em prática no dia a dia, seja ao escrever um e-mail de trabalho ou mesmo ao responder mensagem dos amigos. É possível ser mais positivo!

O que a inteligência emocional tem a ver com isso?

Nesse ponto do texto, você pode estar se perguntando o que a inteligência emocional tem a ver com isso. A gente explica: dependendo da gravidade da negatividade, a causa pode ser psicológica e ter origem em barreiras criadas por experiências negativas. Dessa maneira, com os treinamentos de inteligência emocional corretos, é possível trabalhar a mente da pessoa em busca de uma saída, uma melhora nesse aspecto.

Trata-se de um trabalho complexo, porém com resultados comprovados e com o aval de quem realmente entende do assunto. A Arita Treinamentos trabalha com uma metodologia inovadora e atua no mercado há muitos anos. É garantia de experiência e competência. Aproveite o momento e entre em contato hoje mesmo com a Arita. CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail.

Crédito: STUDIOGRANDOUEST / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS