Traumas psicológicos e ansiedade. Conheça os sintomas!

A relação entre traumas psicológicos e ansiedade e os sintomas do problema

A relação entre traumas psicológicos e ansiedade e os sintomas do problema

Alguns sinais físicos e emocionais indicam que determinados eventos do passado ainda impactam negativamente no dia a dia

Você já leu por aqui sobre as diferenças entre ansiedade e depressão. E hoje, vamos abordar como é a  relação entre traumas psicológicos e ansiedade e os sintomas do problema. No mundo da psicologia, o TEPT é um assunto recorrente, afinal trata justamente do transtorno do estresse pós-traumático, ou seja, distúrbios de ansiedade provocados por experiências traumáticas. Ficou interessado(a)? Continue a leitura aqui no blog da Arita Treinamentos.

Sintomas de traumas psicológicos que geram ansiedade

  • Reexperiência: um sintoma marcante que é caracterizado por pensamentos recorrentes e intrusivos, sempre remetendo aos traumas do passado, a alguma experiência emocional nada agradável. São os famosos “flashbacks” que temos e nos derrubam emocionalmente. Pesadelos também são comuns.
  • Isolamento: como sintoma dos traumas psicológicos que geram ansiedade, podemos citar o isolamento social como um dos mais marcantes. Tal relação leva a pessoa a evitar situações coletivas e, principalmente, que tenham alguma associação aos traumas. Festas, encontros com amigos e outros eventos são evitados.
  • Reflexos físicos: sudorese, taquicardia, tonturas e dores de cabeça são sintomas que merecem atenção redobrada, assim como dificuldade de dormir e se concentrar. Irritação e hipervigilância também entram na lista.

TEPT: transtorno do estresse pós-traumático

É caracterizado por uma série de sinais e sintomas emocionais, psíquicos e físicos. O TEPT é um distúrbio de ansiedade que surge após eventos de grande impacto na vida da pessoa, direta ou indiretamente. O indivíduo pode, por exemplo, ter sido vítima de um assalto ou presenciado tal ação. Ao recordar o ocorrido ou notar semelhanças em alguma situação ou momento, os sinais de ansiedade aparecem com grande intensidade.

Todavia, um ponto preocupante é que as pessoas buscam ajuda profissional somente após alguns anos das primeiras crises emocionais.  Contar com a assistência de pessoas especializadas em traumas emocionais é fundamental.

Treinamentos de inteligência emocional

Um dos pilares da inteligência emocional é o autoconhecimento. Em outras palavras, para superar traumas do passado e a própria ansiedade, é preciso compreender as emoções e seus reflexos nas ações do dia a dia. Ficar atento aos sinais descritos no post de hoje é importante, assim como buscar ajuda profissional. A Arita Treinamentos está ao seu lado! São mais de 30 anos de know-how na área e milhares de vidas transformadas a partir de treinamentos de inteligência emocional. Aproveite o post de hoje: envie AQUI a sua mensagem de contato e comece o quanto antes um novo capítulo em sua vida.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp