Amizade possessiva: conheça os sinais e saiba o que fazer para lidar com ela | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Amizade possessiva: conheça os sinais e saiba o que fazer para lidar com ela

Amizade possessiva: conheça os sinais e saiba o que fazer para lidar com ela

Amizade possessiva: conheça os sinais e saiba o que fazer para lidar com ela

Por onde passamos, criamos laços. São relações profissionais, amorosas e, também, de amizade. Cada uma delas com suas particularidades, mas todas respeitando o espaço, liberdade e individualidade do outro. Comum e pouco discutida, a amizade possessiva limita a liberdade de um dos envolvidos e reflete o medo, a desconfiança e a insegurança do opressor.

O que é amizade possessiva?

A amizade possessiva se caracteriza pelo ciúme, posse, interferência na vida pessoal, restrições que não fazem sentido, cobrança frequente de atenção, dificuldade de diálogo e nem sempre a pessoa se dá conta do que está fazendo, afinal, é algo enraizado e mais forte do que ela.

Geralmente, este comportamento está relacionado aos sentimentos de medo do abandono, ausência de autoestima, falta de amor próprio, insegurança e necessidade de controle.

(Re)conheça comportamentos característicos da amizade possessiva

Não é uma regra, mas algumas atitudes devem despertar a sua reflexão e te fazer avaliar se vale a pena seguir com um relacionamento que possa ser mais prejudicial do que benéfico. Alguns destes comportamentos tóxicos podem ser:

  • Abuso emocional – tanto de você, quanto das outras pessoas que o rodeiam;
  • Aproveitar-se da sua confiança para te deixar vulnerável e sem proteção emocional;
  • Faz críticas impiedosas e inconvenientes que sempre machucam;
  • Faz de tudo para que você seja dependente emocionalmente dele;
  • Manipulação dos interesses alheios para atender aos próprios, sem avaliação do que de fato o outro quer;
  • Não assumir a responsabilidade dos próprios atos;
  • Não suporta a ideia de você conhecer novas pessoas.
  • Sempre quando convém, traz à tona os erros do passado para te chantagear;
  • Te humilha e menospreza de maneira sútil – às vezes, você nem percebe que está sendo depreciado;
  • Ter gestos de bondade para se redimir de comportamentos que possam ter te magoado (mas não se trata de arrependimento, é apenas uma manobra para continuar te manipulando).

Como lidar com a amizade possessiva?

Pode ser duro de ler, mas quando alguém exerce ações destrutivas sobre você, é porque há permissão. Para impedir isso, você precisa refletir sobre o que é (ou não) aceitável e deixar clara essas limitações. Vamos tentar te ajudar com algumas dicas, afinal, independentemente do comportamento tóxico do seu amigo, ainda é possível tentar salvar a amizade.

  1. Não deixe que o seu amigo determine com quem você pode ou não pode se relacionar. Esta é uma decisão que só a cabe a você. Se achar pertinente, explique a ele que você tem um relacionamento diferente com cada pessoa e todos eles são especiais, assim como a amizade que tem com ele.
  2. Tenha certeza das escolhas que faz para argumentar com ele quando tentar reverter o cenário para mostrar que sua decisão é errada.
  3. Preze por sua saúde emocional. Se o esforço para fazer com que esta amizade possessiva dê certo exige muito de você, pondere se vale a pena insistir ou apenas se afastar.

Amizade possessiva x Inteligência emocional

Como explicamos no início deste conteúdo, a amizade possessiva pode ter origem na carência alheia, por isso entendê-la e saber como agir podem ser aliados. Neste texto, nós explicamos que “por meio de estratégias e ferramentas personalizadas, a inteligência emocional (…) avalia as causas da carência afetiva e busca alternativas motivacionais para que a pessoa aprenda a lidar com tal quadro. Como resultado esperado, objetiva a superação do problema de maneira definitiva, trabalhando as emoções em prol da própria evolução da pessoa”.

A efetividade deste trabalho se dá pelo fato de a inteligência emocional ser uma alternativa para ajudar na identificação das causas do problema. O tratamento é personalizado e individual.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Milkos / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas