Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Primeiramente é preciso compreender que existe um problema e, com isso, adotar novos hábitos no dia a dia. Veja como é possível
Você conhece alguém que é muito(a) possessivo(a)? Ou você é assim? São claros os sinais de amizade possessiva, sinais estes que devem servir de alerta e que indicam a necessidade de uma mudança. Afinal, evoluir como pessoa e se tornar alguém melhor, mais equilibrado, é algo que está ao alcance de todos. Deixar de ser uma pessoa possessiva é possível! Continue a leitura de post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos e saiba mais sobre o assunto.
1 – Queira mudar, de verdade
É o primeiro passo para deixar de ser uma pessoa possessiva em suas relações. Não tem outro caminho. É preciso querer mudar, ter a vontade necessária para tal. Normalmente, as pessoas possessivas sabem que são assim, porém não há o interesse real em mudar de vida.
2 – Ser feliz sozinho(a) é possível
A pessoa possessiva tem medo de ficar sozinha e isso gera tal comportamento, de querer ter alguém só para si o tempo todo. Porém, é preciso compreender que a felicidade não é uma exclusividade de que possui um par. Quem mora sozinho e decide seguir por este caminho, pode sim ser feliz. Para tal, é preciso encontrar este equilíbrio, ou seja, encontrar algo na vida que supra a necessidade de ter alguém ao lado.
3 – Peça desculpas
Outro passo fundamental é pedir desculpas à pessoa, ou às pessoas, que sofreram ou sofrem com o seu comportamento possessivo. Pedir desculpas é uma prova de que você está dando um passo adiante, de que está saindo de uma situação para outra. Um sinal de avanço, evolução, e que deve ser realizado.
4 – Pare de bisbilhotar
A pessoa possessiva tem o interesse de bisbilhotar a vida do(a) parceiro(a) o tempo todo e em todas as situações possíveis, como ao verificar as últimas mensagens enviadas pelo celular, os lugares que frequentou e assim por diante. É um sinal de alerta, que deve ser deixado de lado de uma outra para outra, sem desculpa. Lembre-se: a confiança é a alma de qualquer relacionamento.
5 – Mude a rotina
Pessoas com este tipo de comportamento vivem quase que exclusivamente em razão de terceiros, seja de um namorado ou da esposa. E isso tem relação com a rotina. Logo, é preciso mudar drasticamente isso. Adote novos hábitos em sua rotina. Com o tempo, e adoção de novos hobbies e atividades, seu tempo será ocupado com outras atividades e não apenas a preocupação com outras pessoas.
6 – Viva o hoje
Um dos sinais claros da possessividade é o olhar demasiado para o futuro, para o que ainda não chegou. E esse é o caminho que a ansiedade espera encontrar para chegar na vida de todos nós. É preciso, então, viver o presente com mais intensidade. Curta mais o momento de hoje e não pense exclusivamente no que vem pela frente em termos de vida.
Através de treinamentos de inteligência emocional é possível educar a mente e, com o tempo, parar de ser uma pessoa possessiva. São traçadas estratégias e etapas em busca do ponto de equilíbrio emocional relacionado à felicidade e bem-estar, sem que isso dependa de ter alguém ao lado e controlar cada aspecto da vida de quem você ama. E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa com mais de 30 anos de know-how na área e que está preparada para realizar um atendimento transparente e personalizado. Comprove: fale com um dos nossos especialistas.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...