Autocontrole através da inteligência emocional - Veja como desenvolver!

Como desenvolver o autocontrole através da inteligência emocional?

Como desenvolver o autocontrole através da inteligência emocional?

As emoções podem querer dominar a sua vida e isso nem sempre é bom. É preciso desenvolver o autocontrole emocional e mostrar “quem manda”

No campo profissional, alcançar e manter o autocontrole através da inteligência emocional é fundamental. Autocontrole e cargos de liderança caminham lado a lado. E na rotina pessoal não é diferente. É preciso assumir as rédeas do que acontece com você, principalmente em momentos de oscilações emocionais que impactam diretamente em suas ações e em como as pessoas percebem suas reações. Continue a leitura e confira mais detalhes sobre o assunto.

Autocontrole & inteligência emocional

  • Sinais: para desenvolver o autocontrole através da inteligência emocional de uma forma realmente efetiva, é preciso ficar atento(a) aos sinais. Quando notar, por exemplo, as mãos suando, frio na barriga, pernas bambas, voz embargada e calor excessivo, pare e respire. São suas emoções querendo tomar o controle da situação.
  • De 1 a 10: na sequência da percepção dos sinais, conte até 10 e verifique com atenção se voltou ao seu estado “normal”. Se for preciso, conte até 50 ou 100. A técnica aqui é ganhar tempo para que você consiga refletir plenamente sobre o que está acontecendo. Neste momento, muito provavelmente, você conseguirá encontrar uma saída inteligente para assumir o controle das próprias emoções.
  • Pare e saia: se a situação continuar difícil, saia do ambiente. Afaste-se temporariamente para respirar com mais calma, converse com outras pessoas sobre assuntos diversos. Dê um passo atrás para dar dois pulos para frente daqui a pouco. Lembre-se que não estará fugindo dos problemas. Você estará “apenas” dando mais tempo para si próprio. Todos precisam disso, não é mesmo?
  • Na empresa: a falta de autocontrole é comum em ambientes corporativos, principalmente quando ocorrem cobranças exageradas ou situações embaraçosas / delicadas. O ideal é “sair da empresa” mentalmente quando algo fugir do seu controle emocional. Pense na família, amigos, na vitória do seu time do coração, no show da sua banda favorita que se aproxima e assim por diante. Por alguns minutos, tire o uniforme de colaborador e vista a roupa do autocontrole emocional.
  • Atividades paralelas: uma boa dica para alcançar e manter o equilíbrio emocional é praticar atividades paralelas que “transportam” a sua mente. Ouvir música, dançar, jogar futebol com os amigos, videogame ao chegar em casa, ler um livro, brincar com os filhos, cozinhar um prato especial e outras situações podem fazer a diferença.

Treinamentos de inteligência emocional

A inteligência emocional é uma metodologia que já impactou e transformou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Somente no Brasil, por exemplo, a Arita Treinamentos já aplicou treinamentos de inteligência emocional junto a mais de 100 mil pessoas. Uma tradição que comprova o compromisso com cada um de seus clientes. Um conhecimento que segue em constante aperfeiçoamento e evolução. Você sabe que pode confiar no trabalho de quem realmente entende do assunto, como para desenvolver o autocontrole nas mais diversas situações pessoais e profissionais. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Aproveite o post de hoje: envie AQUI uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp