A importância do autocontrole emocional para cargos de liderança | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

A importância do autocontrole emocional para cargos de liderança

A importância do autocontrole emocional para cargos de liderança

A importância do autocontrole emocional para cargos de liderança

Mais do que se relacionar bem com as pessoas a sua volta, uma posição de liderança organizacional exige condutas que concilie os objetivos da instituição e da equipe liderada. Para isso, algumas habilidades são necessárias. Hoje, a nossa missão é te instruir sobre como ter autocontrole emocional para alcançar os cargos desejados e realização.

O que é autocontrole emocional

Para conseguir desenvolver tal habilidade, primeiro é importante compreender o que é o autocontrole emocional. De uma forma simples e como o próprio nome já diz, é você conseguir lidar com as suas emoções. Embora pareça fácil, em um cargo de liderança é necessário administrar os seus sentimentos, de seus líderes e de sua equipe. Quando envolve as emoções de terceiros, dificilmente as situações serão conduzidas à sua maneira, por isso esta é uma qualidade esperada de um líder.

Esse discernimento que nos impede de agir por impulso favorece a construção de um ambiente de confiança. As pessoas que apresentam esta característica costumam ser mais maleáveis, são mais abertas à reflexão, conseguem ponderar com equilíbrio e se adequam facilmente às mudanças. Tudo isso contribui para estreitar as relações profissionais.

O autocontrole emocional é fruto da inteligência emocional bem trabalhada. Quem busca aprimorar esta habilidade dificilmente se deixa guiar por sentimentos destrutivos e pelo sentimento de terceiros.

Como ter autocontrole emocional

O desenvolvimento do autocontrole emocional requer atenção aos mínimos detalhes e prática diária. Antes de se apropriar destas mudanças e aplica-las em seu dia a dia, prestar atenção em si e em alguns detalhes pode te ajudar:

Observação dos sinais fisiológicos: em determinadas situações, antes mesmo de nos darmos conta do que está acontecendo o nosso corpo já emite sinais. Vontade de chorar, aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada, transpiração intensa e assim por diante. Identificar esses sinais é um bom começo para compreender quais tipos de sentimentos fazem você se alterar. Fique atenta ao que o seu corpo fala.

Administração de sentimentos negativos: diante de pressão e de situações de conflito, evite agir por impulso. À medida do possível, tente direcionar esse fluxo emocional de maneira mais útil.

Por exemplo: Ao se irritar com alguém, antes de dizer algo que você possa se arrepender depois, tente respirar fundo e contar lentamente até dez. Ao final da contagem, é muito provável que você tenha encontrado um caminho mais efetivo para se comunicar – em vez de explodir e ampliar o problema.

Identificação de gatilhos: Identifique os estímulos que despertam suas emoções e tome consciência de como e quando isso acontece. Uma vez que os gatilhos são identificados, a reação emocional pode usar essa informação para mudar a sua reação.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: SanneBerg / / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp