Aprenda 5 estratégias efetivas para motivar a equipe | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Aprenda 5 estratégias efetivas para motivar a equipe

Aprenda 5 estratégias efetivas para motivar a equipe

Aprenda 5 estratégias efetivas para motivar a equipe

Por mais realizado que alguém esteja com o trabalho, uma hora o cansaço ou a desmotivação vem por inúmeros motivos. As empresas são feitas de pessoas, por isso o líder atento capta o problema e traça estratégias para motivar a equipe. Cada indivíduo apresenta suas peculiaridades, mas algumas ações podem despertar o melhor dos colaboradores quando se trata do ambiente corporativo. Hoje, nós compartilharemos 5 dicas para te auxiliar neste projeto.

O papel do líder dentro da instituição vai além da supervisão de sua equipe. O cargo de liderança vem incumbido de diversas responsabilidades, tais como coordenar a execução das atividades, acompanhar o andamento das mesmas, orientar os colaboradores sobre as melhores formas de desenvolver determinado trabalho, entender quais são as necessidades de cada um dentro do time para somarem no todo, e assim por diante. Quando a desmotivação surge no grupo, também é papel do líder reverter a situação – que pode (ou não) estar relacionada à má gestão.

Se você compreende a importância de motivar a equipe, exerce um cargo de liderança e gostaria de aprimorar/adquirir suas habilidades, o coaching pode te ajudar. Além deste profissional, algumas sugestões podem te dar insights valiosos:

Como motivar a equipe?

Pare, reflita e parta para a ação:

  • Reconheça o bom trabalho

Um dos grandes motivadores de qualquer funcionário é o reconhecimento, seja ele verbal (elogios) ou físico. Quando alguém sabe que está fazendo um bom trabalho perante seu líder, a tendência é manter o ritmo para continuar surpreendendo. Se você julgar pertinente, ofereça uma recompensa. Se você tiver liberdade com o grupo, pergunte a ele como pode motivar a equipe. As respostas poderão te ajudar a ser mais assertivo.

  • Fale sobre as opções de crescimento

Grande parte dos colaboradores se sente motivada porque tem perspectiva – aumento salarial, mudança de cargo, benefícios. Seja claro com eles, explique quais são as possibilidades e dê abertura para sugestões. Esse diálogo reforçará a sua imagem de transparência e dará ao indivíduo um objetivo.

  • Integre os colaboradores

Muitas equipes se desmotivam porque sentem que não fazem parte da empresa, ou não veem sentido no seu trabalho. Sempre que possível, deixe clara a relevância daquele trabalho, como contribui para a realização das metas do grupo e da empresa. Esteja disponível para falar sobre objetivos, resultados e como o colaborador pode contribuir de forma efetiva com eles.

  • Conheça a sua equipe

Aproxime-se de seus colaboradores, conheça suas motivações particulares. Isso te ajudará a traçar atividades específicas – por exemplo: é mais efetiva a bonificação em grupo ou individual?

  • Faça feedbacks construtivos

Antes de mais nada, tenha em mente que você é uma espécie de mentor. É sua responsabilidade ajudar os membros de sua equipe a se desenvolverem profissionalmente. Além de citar aspectos negativos, faça elogios e mostre alternativas para a pessoa poder melhorar o que foi criticado.

Acredite, quanto mais disposto a valorizar a sua equipe você estiver, melhores serão os resultados.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Chaay_Tee / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp