Como o coaching pode ajudar no gerenciamento de equipe

Como o coaching pode ajudar no gerenciamento de equipe

Como o coaching pode ajudar no gerenciamento de equipe

coaching

Ter um time integrado, motivado e engajado é fundamental para o sucesso — tanto da empresa quanto do gestor. O problema é que o gerenciamento de equipe é uma tarefa que envolve diversos desafios e obstáculos pelo caminho. Fazer com que as pessoas entreguem o melhor de si é a chave e, ao mesmo tempo, o maior empecilho.

Para tornar a rota menos tortuosa, uma técnica é de grande ajuda: o coaching. Por meio da orientação de profissionais capacitados e métodos validados, os resultados na gestão podem ser completamente diferentes e mais positivos.

Quer descobrir como isso acontece? Então, continue lendo e veja como a etapa ajuda no gerenciamento de equipe!

O autoconhecimento é uma peça fundamental para a liderança

Uma pessoa responsável pelo desempenho e pelo sucesso de outras deve, em primeiro lugar, conhecer a si. É impossível identificar potencial em outros profissionais quando não há a capacidade de reconhecer as próprias habilidades. Da mesma forma, verificar os defeitos realmente importantes é uma missão árdua quando os próprios pontos de melhoria não estão claros.

Por isso, o coaching ajuda o gerenciamento de equipe, em primeiro lugar, por promover o autoconhecimento. O gestor ou líder segue em uma viagem rumo a seu interior e termina ao conhecer seus aspectos positivos e negativos. Ao aprender como tirar proveito dessas qualidades, torna-se capaz de transmitir esse nível de conhecimento para outros profissionais.

A melhoria na capacidade de comunicação ajuda o gerenciamento de equipe

O trabalho coletivo depende de uma ferramenta indispensável: o diálogo. Sem trocar informações, estar aberto a ideias ou ter empatia é muito difícil estabelecer um relacionamento verdadeiramente integrado e que segue rumo ao mesmo objetivo.

Um líder que faz coaching descobre truques para melhorar a comunicação e aprende onde os principais nós acontecem. O autoconhecimento também ajuda a identificar quais pontos da personalidade devem ser aproveitados no diálogo, de modo a favorecer a integração e a confiança entre os integrantes do time.

A tomada de decisão eficiente leva à conquista de resultados diferenciados

Um gestor de equipes precisa tomar decisões continuamente. As escolhas afetam tanto a carreira dos colaboradores quanto os efeitos que serão consolidados para a empresa. Acertar, portanto, é essencial para que todos sejam beneficiados nessa etapa.

O grande papel do coaching é que, além de melhorar a comunicação e o autoconhecimento, ele favorece o diagnóstico objetivo da situação. O gestor consegue verificar, exatamente, como anda o seu time e o que deve ser mudado de maneira precisa. Eventualmente, é mais fácil definir o que tem que ser realizado e como os caminhos precisam ser seguidos — e isso favorece o bom desempenho.

A motivação dos colaboradores sofre um grande acréscimo com o coaching

Essa técnica de orientação e de aprendizado guiado também gera impactos no clima organizacional e na maneira como os colaboradores enxergam o cenário, de forma geral. A melhoria na comunicação, por exemplo, favorece a oferta de feedback e de reconhecimento, o que gera motivação.

A empatia e a resolução de conflitos criam um clima organizacional agradável, o que também contribui para a motivação. Ou seja, a união dos elementos faz com que todos sejam beneficiados, o que gera um aumento substancial na produtividade do time em questão.

O coaching ajuda a capacitar o gestor e, com isso, leva o gerenciamento de equipe a um novo nível. Com máxima motivação e engajamento, a produtividade aumenta junto aos resultados.

O que você pensa sobre essa alternativa? Conte nos comentários!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp