Como ressignificar traumas da infância através da inteligência emocional?

Como ressignificar traumas da infância através da inteligência emocional?

Como ressignificar traumas da infância através da inteligência emocional?

Superar experiências negativas da infância é possível. A inteligência emocional faz a diferença para quem busca o desenvolvimento emocional

É plenamente possível  ressignificar traumas da infância através da inteligência emocional e, com isso, ter uma vida mais equilibrada e feliz. Inclusive, dentro desse tema, você já viu aqui no blog da Arita um conteúdo sobre como superar a perda do pai e seguir em frente. Agora, vamos conhecer mais sobre o assunto e como identificar comportamentos que indicam a presença de barreiras emocionais causadas por experiências traumáticas.

Traumas da infância: sinais que merecem a atenção

Falar em público é um problema?

Muitas pessoas não sabem disso, mas o medo de falar em público pode indicar traumas na infância. Isso acontece, na maioria dos casos, porque a pessoa teve uma ou mais experiências negativas quando teve que falar na frente dos colegas de sala e algo não saiu como o esperado. A humilhação sentida na escola, a vergonha de repetir erros do passado e a falta de confiança acompanham o indivíduo ao longo da vida.

Nervosismo, impaciência e agressividade

Infelizmente, não são raros os casos de maus tratos a crianças em todo o mundo. Como reflexo, também é comum que tais traumas de infância resultem em uma vida adulta conturbada. Adultos nervosos, impacientes e agressivos, normalmente, tiveram infâncias prejudicadas. Ressignificar experiências do passado é fundamental para mudar a compreensão do mundo e o relacionamento pessoal e profissional.

Falta de confiança

Mesmo sem perceber, pais e familiares podem minar a confiança de uma criança através de ações e palavras. Com o tempo, essa mesma criança pode crescer com a autoestima diretamente prejudicada. O que acontece é a pessoa não se enxergar capaz de alcançar algo, de conquistar seu espaço. As lembranças de sempre ser rebaixado(a) ou impedido(a) de tentar algo novo, insistem em permear seus pensamentos.

Dificuldade em relacionamentos pessoais e profissionais

No dia a dia, é fundamental se relacionar bem com amigos, familiares e colegas de trabalho. Porém, sem a ressignificação de traumas de infância que dificultam tal ação, essa passa a ser uma tarefa muito difícil. Abusos psicológicos ou físicos vividos na infância podem explicar as dificuldades de relacionamento. O que ocorre é um receio exagerado e constante de se entregar por completo a um caso amoroso ou mesmo para desenvolver uma amizade sincera ou uma parceria no trabalho.

O papel da inteligência emocional

O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. Um ponto que pode ser trabalhado e potencializado para superar ressignificar traumas da infância. O objetivo é identificar as emoções relacionadas a experiências negativas e, com isso, desenvolver uma melhor relação própria com o que sente. Para seguir em frente é preciso deixar para trás as correntes que impedem uma vida mais feliz e equilibrada. E você sabe que pode confiar no trabalho de quem há mais de 30 anos é referência no assunto. A Arita Treinamentos está ao seu lado nessa jornada transformadora. Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua primeira mensagem de contato. Comece hoje a escrever um novo capítulo em sua vida.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp