Como sair da zona de conforto no trabalho e ser realizado | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como sair da zona de conforto no trabalho e ser realizado

Como sair da zona de conforto no trabalho e ser realizado

Como sair da zona de conforto no trabalho e ser realizado

Não tem segredo, para conseguirmos evoluir em qualquer área da vida é preciso se esforçar e se manter atualizado, compreender quais são as necessidades e se habilitar para atender à necessidade. Pensando profissionalmente, este caminho não poderia ser diferente, por isso nós vamos compartilhar com você algumas dicas que podem te ajudar a sair da zona de conforto no trabalho e mudar de vida. Você vai ver que a realização pode estar mais perto do que você imagina.

Como eu sei que estou na zona de conforto no trabalho?

Dizemos que a zona de conforto no trabalho está atrelada à segurança. Você confia o bastante na condição atual e não tem mais perspectiva (positiva ou negativa), não vê desafios. Situações muito comuns são: você gostaria de conquistar uma promoção, mas não se capacita para estar apto porque tudo deu certo até agora – e você se saiu bem mesmo assim, não é verdade?; deseja um aumento salarial e sabe que é capacitado, mas jamais conversou com o seu superior porque vai ser cansativo entrar nessa discussão; o atual emprego te insatisfaz em inúmeros aspectos, mas não busca uma nova oportunidade, afinal, está conseguindo pagar as contas. Estes são só alguns dos exemplos que já vimos.

A verdade é que a zona de conforto no trabalho pode se instalar de formas diferentes e talvez você nem tenha se dado conta. Pense a respeito do seu trabalho atual e se questione:

  • Quando penso na minha carreira, como me vejo daqui cinco, dez anos?
  • Eu sou feliz fazendo o que faço hoje?
  • Eu seria feliz executando as atividades que realizo hoje?
  • Se eu pudesse mudar algo hoje, o que seria?

Se você projetou o seu futuro com mudanças de cargo e/ou atividades, nós te perguntamos: O que você faz, de fato, para alcançar esta meta? O seu futuro depende das ações e esforço praticados hoje.

6 dicas para sair da zona de conforto no trabalho

Não existe uma fórmula mágica que te leve aonde você quer num piscar de olhos. Por isso mudar a mentalidade e partir para a ação são atitudes decisivas para sair da zona de conforto no trabalho:

  1. Estabelecer um ponto de chegada – Reflita sobre o seu trabalho atual, avalie os pontos que te desagradam, o que já não faz mais sentido para você. O que está ao seu alcance para mudar a situação?
  2. Chega de procrastinação – Sabe aquele pensamento “Amanhã eu faço”, “Amanhã eu resolvo”? O ato de deixar tudo para depois se chama procrastinação. Enquanto você deixar as suas ações para o dia seguinte, os resultados também só virão no dia seguinte. Pense nisso!
  3. Investir em atualização – Tudo muda muito rápido. Novas tendências, novos meios de realizar algo, novos produtos, novas soluções. Aprimorar a sua experiência e adquirir conhecimento nunca é demais. Independentemente da área ou empresa onde você atua, com certeza poderá levar seus aprendizados. Isso só tende a te valorizar – e as empresas também apreciam.
  4. Aceitar críticas – Quando feitas com embasamento e com o intuito de ajudar, as críticas construtivas devem ser sempre bem-vindas. Escute de bom grado, reflita se há fundamento, guarde o que faz sentido para você e pratique. Conselhos feitos em ambiente profissional podem nos ajudar a sair da zona de conforto no trabalho mais rápido do que imaginamos!
  5. Acredite em seu potencial – Você pode construir a carreira dos seus sonhos e isso só depende de você. Tenha em mente que você está fazendo o seu melhor para também conquistar o melhor. Isso só diz respeito a você, então não deixe que te façam acreditar no contrário.
  6. Focar na recompensa

Se em algum momento surgir o desânimo, lembre-se do motivo pelo qual você está trabalhando. Descanse o tempo que sua mente e seu corpo pedem e não desista. Foque em como será gratificante desfrutar das recompensas lá na frente, recupere o fôlego e siga em frente.

Algumas pessoas têm a habilidade de se automotivarem enquanto outras precisam de ajuda. Seja paciente consigo e, se ver necessidade, busque ajuda. Hoje, existem treinamentos específicos que podem extrair o melhor de você e ajuda-lo na conquista de seus sonhos. Nós, da Arita Treinamentos, temos uma equipe extremamente capacitada para te orientar, independente de qual seja o seu foco. Saiba mais aqui.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: Merlas / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS