Atenção, gestor! Confira dicas para lidar com a equipe pós-pandemia

Gerenciamento de equipe pós-pandemia: dicas para manter uma relação saudável com colaboradores com a volta presencial

Gerenciamento de equipe pós-pandemia: dicas para manter uma relação saudável com colaboradores com a volta presencial

Um líder moderno sabe que o mundo pós-pandemia exige novas relações de trabalho, rotinas e modelos mais flexíveis. Adaptar-se é uma realidade

O mundo pós-pandemia será desafiador em vários pontos, como no mercado de trabalho e no dia a dia de empresas. Logo, o gerenciamento de equipe pós-pandemia é um assunto que deve entrar em pauta para que os líderes consigam manter uma relação saudável junto aos colaboradores com a volta presencial. Flexibilidade e comunicação transparente são aspectos que não podem mais ser deixados de lado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Atenção, gestor! Confira dicas para lidar com a equipe pós-pandemia

  • Aceite o novo: o líder precisa compreender que o mundo que conhecíamos não existe mais. As relações entre colaboradores mudou definitivamente, o jeito de trabalhar também. No cenário pós-pandemia, a obrigatoriedade de trabalho presencial 5 dias por semana, 8 horas por dia, pode não ser mais necessária. É preciso compreender a mudança e se adaptar para não perder oportunidades e, principalmente, talentos.
  • Comunicação: é preciso mudar, se necessário, a forma como você se comunica e interage com as pessoas. Por exemplo, no caso de reuniões presenciais. Será mesmo que é preciso reunir 15 pessoas em uma sala, por horas e horas, para resolver algo que pode ser tratado por e-mail ou mesmo em uma reunião online?
  • Flexibilidade: as pessoas, durante a pandemia, se acostumaram a ter uma rotina mais flexível no horário de trabalho. Logo, no pós-pandemia, é preciso aceitar a nova realidade e ser um líder mais aberto a dias de home office e horários alternativos. Aspectos que podem (devem) ser alinhados com a toda a equipe, para que não haja ruído na comunicação e para que todos saibam de suas responsabilidades, prazos e assim por diante.
  • Calma: é preciso dar um passo de cada vez na volta ao presencial. Não tente atropelar etapas e exigir 100% de desempenho logo nas primeiras horas do primeiro dia da volta da equipe ao escritório. Tenha consciência de que a pandemia testou a saúde mental de muitas pessoas e é preciso respeitar a condição e tempo de adaptação de cada pessoa.

Como a inteligência emocional pode ajudar

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível se desenvolver como líder mais flexível e próximo aos colaboradores, como um gestor que sabe se comunicar de uma forma clara e amigável. O “papel” do líder autoritário, sem paciência, do começo do século passado não combina mais com o mundo atual. Os colaboradores já não aceitam e o mercado não absorve mais. E se a mudança é necessária, as habilidades para tal podem ser desenvolvidas com a ajuda de quem realmente entende do assunto. A Arita Treinamentos trabalha com a inteligência emocional há mais de 30 anos e, ao longo de sua história, contribuiu diretamente para formar líderes modernos e altamente capazes. Quer saber como? Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp