Dependência emocional no relacionamento: como identificar?

Identificando a dependência emocional em um relacionamento para combatê-la

Identificando a dependência emocional em um relacionamento para combatê-la

Identificar as causas da desmotivação no ambiente de trabalho é o primeiro passo para driblar o problema e se tornar mais produtivo e feliz

Infelizmente, não são raros os casos de pessoas desmotivadas no ambiente de trabalho. Uma desmotivação que pode ocorrer por vários motivos, independente da sua formação, posição na empresa, tipo de mercado de atuação e assim por diante. Aliás, este é o ponto mais importante quando pensamos no desenvolvimento do autoconhecimento emocional na vida profissional: saber exatamente o que te frustra em um ambiente profissional! Saiba mais sobre o assunto no post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

O que te frustra em um ambiente profissional? Conheça 4 causas

  1. Estagnação profissional: esta é uma das principais causas da frustração profissional, isso porque a pessoa não vê perspectiva de crescer na carreira, de subir de cargo dentro ou fora da empresa. Há o sentimento de que a sua vida está parada enquanto o restante do mundo segue em movimento.
  2. Ambiente nocivo: ninguém merece trabalhar todos os dias da semana em um ambiente profissional ruim, com pessoas falando mal umas das outras, com fofocas sobre colegas e assim por diante. Esta é, sem sombra de dúvida, uma das causas da desmotivação no trabalho.
  3. Favorecimento: quem trabalha em empresas de pequeno, médio ou grande porte, sabe muito bem do que estamos falando. Quando há favorecimento aparentemente injusto a outros colegas de trabalho, tanto no campo da promoção de cargo ou mesmo aumento de salário, a desmotivação vem junto. A sensação de injustiça é enorme e a pessoa sente que todo o empenho e dedicação foi em vão.
  4. Falta de feedbacks: outro ponto que vale a pena ser mencionado é a falta de feedbacks, principalmente em relação a posições elevadas da empresa. Quando o seu chefe / gestor / coordenador não responde positivamente, ou mesmo negativamente alertando sobre mudanças, em relação ao seu trabalho, parece que tudo não tem importância.

A inteligência emocional pode ajudar?

Sim, sim e sim! Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar as causas emocionais que levam à frustração profissional. Com isso, também é possível trabalhar as melhores estratégias para potencializar as habilidades emocionais do indivíduo para superar o problema. Um trabalho personalizado que considera as características emocionais da pessoa, seus objetivos, ambiente de trabalho e vários outros pontos. O objetivo é um só: renovar a motivação profissional do indivíduo e fornecer todas as ferramentas psicológicas para uma vida (pessoal e profissional) mais feliz e equilibrada. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Aproveite o post de hoje e fale aqui com um dos nossos especialistas.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas