Inteligência emocional: como lidar melhor com os seus sentimentos? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Inteligência emocional: como lidar melhor com os seus sentimentos?

Inteligência emocional: como lidar melhor com os seus sentimentos?

A inteligência emocional é uma característica essencial, tanto para a vida profissional quanto pessoal. Ela está ligada à capacidade de entender e controlar melhor os sentimentos em diversas situações.

Apesar de ser relevante, a habilidade precisa ser desenvolvida de modo certo. É fundamental estimular alguns hábitos, bem como mudar aspectos de comportamento. Desse jeito, os resultados ficam dentro do esperado.

A seguir, veja como lidar melhor com os seus sentimentos e aprenda a maximizar o nível de inteligência emocional.

Evite julgar as próprias emoções

Um hábito comum entre as pessoas é julgar as próprias reações e encarar as sensações de forma crítica. Isso é muito forte quando emoções negativas, como medo ou tristeza, estão envolvidas. Esse hábito, entretanto, não permite processar direito as emoções.

O ideal é analisar tais aspectos sem julgamentos. Em vez de tentar mudar certo sentimento de maneira abrupta, é melhor procurar entendê-lo. Se um colega de trabalho conseguiu uma promoção e você ficou com inveja, não seja tão rápido em se julgar. Pergunte-se por que essa sensação surgiu e quais são os seus impactos. Assim, é mais fácil compreender e processar esses cenários.

Pratique a empatia para obter a inteligência emocional

A empatia consiste em saber se colocar no lugar do outro e sentir-se como a outra pessoa. Apesar de parecer contraditório, é uma forma de conhecer-se melhor de maneira ainda mais intensa.

Ser empático permite ter uma ótica diferente sobre o mundo e certas situações. A partir disso, é fácil compreender as próprias reações e sentimentos e como isso impacta as outras pessoas.

Ao entender como um modo de falar ou de agir afeta alguém, por exemplo, você pode começar a trabalhar para lidar com os próprios sentimentos de um jeito positivo e adequado.

Mantenha o controle

É impossível desenvolver a inteligência emocional se você se deixa ser controlado por aspectos pouco racionais. Na hora da raiva, da tristeza ou mesmo da alegria, é comum que o julgamento fique afetado. Em uma empresa, por exemplo, decisões que são tomadas baseadas no otimismo ou no pessimismo têm impactos diferentes.

Então, o importante é tomar as rédeas da situação e manter o controle, mesmo diante de cenários desafiadores. Evite ser reativo ou responder muito rapidamente aos sentimentos. Procure analisá-los e até racionalizá-los, de modo que a reação seja menos afetada.

Analise e otimize o seu comportamento

Ser emocionalmente inteligente não é uma missão cumprida de forma pontual. Trata-se de um ciclo que consiste em realizar melhorias cada vez maiores. Então, é essencial ter cuidado com o próprio comportamento.

Faça análises frequentes quanto à maneira como você reage, bem como sobre seus defeitos e qualidades. Defina pontos que devem ser trabalhados e planeje novas mudanças de forma contínua. Desse jeito, é possível ampliar o seu controle emocional.

Lidar bem com os próprios sentimentos é um dos aspectos mais relevantes da inteligência emocional. Ao colocar esses comportamentos em prática, será cada vez mais fácil obter esse resultado e conquistar relacionamentos melhores.

Se ainda tiver alguma dúvida do que fazer, deixe um comentário e participe do debate!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS