Inteligência emocional: por que ela é tão importante? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Inteligência emocional: por que ela é tão importante?

Inteligência emocional: por que ela é tão importante?

Ser inteligente não significa apenas ter conhecimentos teóricos ou aprofundados sobre o tema. Diante da importância das relações humanas, a inteligência está cada vez mais em voga.

Esse elemento basicamente trata da capacidade de ouvir, processar e compreender os próprios sentimentos e dos outros. Assim, é um aspecto que precisa estar presente tanto na vida pessoal quanto no âmbito profissional.

Quer saber por que a inteligência é tão importante? Então, veja algumas de suas vantagens e entenda sua aplicação no cotidiano.

A qualidade está ligada ao autoconhecimento

Para controlar as próprias emoções e para ser capaz de se colocar no lugar do outro é preciso ter muito autoconhecimento. Desenvolver essa habilidade exige uma viagem ao próprio interior, em busca de suas motivações, crenças limitantes e melhores qualidades.

Como resultado, a prática faz com que você ganhe uma consciência ampliada sobre a própria atuação. Isso melhora os níveis de autoconfiança, autonomia e motivação.

Os relacionamentos são favorecidos pela inteligência emocional

Conversar com alguém que realmente ouve e que se coloca na sua posição faz toda a diferença. A empatia é determinante para criar laços melhores, fortalecidos e que geram bons resultados.

É exatamente nesse sentido que reside uma das maiores relevâncias da inteligência emocional. Ao ser colocada em prática, ela dá origem a relacionamentos melhores e de valor. Como consequência, é possível obter um melhor desempenho no trabalho — principal e especialmente no caso dos líderes.

As emoções podem ser transformadas de maneira positiva

Dominar a inteligência emocional também é essencial para conseguir mudar as emoções — tanto as próprias, quanto as de outras pessoas. Isso é determinante para gerar influência positiva, trabalhar o autocontrole e transmitir a mensagem certa.

No caso de um líder, por exemplo, trata-se de algo que determina se ele conseguirá inspirar as pessoas e levá-las ao resultado esperado. Sem essa capacidade, é muito mais difícil conduzir processos fundamentais.

O pensamento claro é consequência de tal qualidade

Também é possível pensar de maneira mais clara e objetiva quando há um nível maior desse tipo de inteligência. Basicamente, isso acontece porque os efeitos das emoções — boas ou ruins — são menores.

Ou seja, dá para basear as ações de acordo com uma linha de raciocínio lógica e com chances reduzidas de erros. O julgamento deixa de ser afetado pelos sentimentos e, como consequência, tudo fica mais simples de ser enxergado.

O nível dessa inteligência faz bem para a saúde

Muitas condições, como ansiedade e estresse, estão ligadas às emoções. O medo de falhar, a raiva e a cobrança excessiva são aspectos que geram efeitos físicos e psicológicos. Como resultado, a saúde é prejudicada.

Com a inteligência emocional, é possível driblar isso com menos dificuldade. Já que o pensamento é mais claro e objetivo, você não se deixa afetar tanto por emoções negativas. Ao final, torna viável ser saudável e se sentir melhor sobre vários cenários da própria vida.

A inteligência emocional é um aspecto cada vez mais importante e que tem grande influência nos resultados. Ao reconhecer a sua importância, fica fácil entender por que ela tem que ser desenvolvida.

O que você pensa sobre o tema? Use o espaço dos comentários e não deixe de participar!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS