O que você precisa saber sobre a mentalidade de crescimento

Mentalidade de crescimento: como a inteligência emocional pode me ajudar no desenvolvimento?

Mentalidade de crescimento: como a inteligência emocional pode me ajudar no desenvolvimento?

Aprender com os erros, superar barreiras e evoluir constantemente na vida pessoal e profissional. A mentalidade de crescimento pode ser desenvolvida

A professora de psicologia Carol Dweck, há mais de 30 anos, cunhou os termos “mentalidade de crescimento” e “mentalidade fixa”. Em inglês, growth mindset e fixed mindset. Basicamente, Carol desejava identificar e analisar as tendências comportamentais de pessoas em relação às falhas que cometiam. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

O que você precisa saber sobre a mentalidade de crescimento

  • Mentalidade de crescimento: no estudo realizado por Carol, foi identificado que as pessoas com mentalidade de crescimento lidavam melhor com as falhas, porque tinham consciência de que seria possível aprender com os erros e evoluir.
  • Mentalidade fixa: por outro lado, pessoas com mentalidade fixa tinham consciência de que tais falhas não poderiam ser corrigidas, pois era algo inerente às suas naturezas, seus dons. Não haveria nada que pudessem fazer.
  • Desenvolvimento: o estudo apontou que pessoas pertencentes ao primeiro grupo (mentalidade de crescimento) conseguiam direcionar esforços e energia para superar as barreiras que levaram às falhas.
  • Mente aberta é outro assunto: muitas pessoas confundem o growth mindset com ter a mente aberta. Não é bem assim. O processo envolve muito autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades específicas. Não basta apenas querer e abrir a mente para isso. É preciso trilhar uma jornada.
  • No mundo dos negócios: as empresas podem se beneficiar diretamente da mentalidade de crescimento de seus funcionários. Isso acontece porque um grupo de colaboradores com tal mentalidade é um grupo preparado para superar desafios e aprimorar suas habilidades. Com o tempo, os resultados tendem a aparecer com naturalidade.
  • Reconhecimento: um ponto importante é que todo processo de aprendizado e desenvolvimento deve ser recompensado, reconhecido. As empresas, por exemplo, que estimulam a mentalidade de crescimento devem valorizar os colaboradores que estão mostrando evolução e resultados.

O papel da inteligência emocional

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe muito bem que os treinamentos de inteligência emocional possuem alguns pilares bem definidos, como identificar e superar barreiras emocionais e, também, potencializar habilidades. Uma combinação que tem tudo a ver com a mentalidade de crescimento, não é mesmo? E outra boa notícia que você precisa saber é que a Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto. São mais de 30 anos de know-how na área e uma equipe 100% atualizada para acompanhar o seu desenvolvimento como pessoa e profissional. Aproveite: envie AQUI uma mensagem de contato e não deixe de perguntar mais detalhes sobre o assunto.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp