O que é liderança situacional e como ela funciona? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

O que é liderança situacional e como ela funciona?

O que é liderança situacional e como ela funciona?

Ter uma boa atitude de liderança gera impactos positivos na equipe, na empresa e no alcance do planejamento estratégico. Contudo, não existe apenas uma forma de lidar com as capacidades de um time. Dependendo das necessidades, há tipos variados, como a liderança situacional.

Surgida a partir de uma teoria de comportamento das organizações de 1960, essa estratégia tem sido continuamente aplicada nos ambientes de trabalho. Então, chegou a hora de conhecer esse aspecto.

A seguir, veja o que é e como funciona a liderança situacional e entenda quais são as possibilidades geradas.

Afinal, o que é liderança situacional?

De acordo com a teoria que originou o termo, cada pessoa ou colaborador tem um estilo de liderança que é mais adequado. Características como competências, comprometimento e experiência fazem com que a abordagem tenha que ser distinta.

É nesse cenário em que surge a liderança situacional. Seu principal objetivo é fazer com que os líderes estejam preparados para interagir com os diferentes perfis — inclusive, dentro de pequenos grupos.

Para tanto, o profissional precisa reunir qualidades como flexibilidade, boa adaptação e ótima capacidade analítica. Assim, pode definir qual é o melhor estilo para casos específicos.

Como essa técnica funciona?

Na liderança situacional, tudo começa pela avaliação dos funcionários, os quais são divididos em grupos. Dependendo de como cada um se enquadra, o líder age de modo direcionado.

Entre os colaboradores com baixa competência, mas muito comprometimento, a atuação é diretiva no estilo coaching. O líder oferece um comportamento pouco apoiador e toma para si a tomada de decisão.

Já os colaboradores com baixa competência e baixo engajamento precisam de um comportamento muito diretivo e com grande suporte. A intenção é aumentar o envolvimento e levá-lo a um novo nível.

No caso dos funcionários com competência e comprometimento moderados, o líder age como um apoio. A decisão, inclusive, pode ser tomada pelo profissional, que ganha autonomia.

Para os de grande competência aliada a um elevado comprometimento, existe uma atuação de delegação. O líder não precisa agir nem com tanto apoio e nem com tanta direção, pois o profissional detém a autoconfiança necessária para atingir os objetivos esperados.

Quais são os benefícios da abordagem?

Aplicar a liderança situacional é uma ótima escolha em muitos casos e traz algumas vantagens. Para líderes que têm que lidar com equipes diversas, como com profissionais de várias áreas, essa é uma forma de atender às necessidades de cada pessoa em busca de um bom resultado.

Ela pode ser aplicada no médio e no longo prazo, da mesma maneira que no curto prazo. Então, é adotada tanto na gestão de equipes com grandes objetivos como na realização de projetos pontuais. Versátil, encaixa-se em diversas situações e necessidades.

Além de tudo, o uso adequado dessa abordagem amplia a satisfação, a motivação e o engajamento dos colaboradores. Como resultado, existe um desempenho ampliado e um aumento da produtividade.

A liderança situacional é um modelo inovador, em que líderes agem de acordo com as necessidades dos liderados. Ao aplicá-la corretamente, há muitos benefícios de desempenho e relacionamento — então vale a pena pensar nela como uma oportunidade.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o conceito, use o espaço dos comentários e participe!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS