Veja como lidar com pessoas fechadas para relacionamentos

Pessoas fechadas para relacionamentos: como a inteligência a ajuda quebrar essa barreira?

Pessoas fechadas para relacionamentos: como a inteligência a ajuda quebrar essa barreira?

Todo mundo conhece alguma pessoa que é fechada para relacionamentos. A boa notícia é que na maioria dos casos, este quadro é reversível

Não são raros os casos de pessoas fechadas para relacionamentos e certamente você conhece alguém que apresenta enorme dificuldades em se envolver em casos amorosos ou mesmo manifestar carinho. Porém, este é um quadro que pode ter solução. Aqui mesmo no blog você já conferiu um conteúdo nesta linha, com dicas para lidar com pessoas fechadas para relacionamentos. Hoje, entramos um pouco mais no assunto e abordamos como a inteligência emocional pode ajudar a quebrar as barreiras emocionais que geram tal quadro. Continue a leitura!

Inteligência emocional para pessoas fechadas para relacionamentos

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar as causas de um determinado comportamento. Neste caso, os gatilhos emocionais que levaram / levam a pessoa a ser mais fechada para relacionamentos:

  • Vergonha?
  • Medo?
  • Relacionamentos conturbados no passado?

São vários os fatores que podem provocar tal comportamento e identificar a origem do problema é o primeiro passo em busca de uma vida mais equilibrada e feliz. A inteligência emocional também é uma metodologia que traça estratégias para estimular e potencializar as habilidades sociais de uma pessoa. Desta maneira, com o passar do tempo, a pessoa pode mudar sua percepção de mundo e se tornar mais aberta a relacionamentos.

Dicas para lidar como pessoas fechadas para relacionamentos

  1. Confiança: você precisa ganhar a confiança da pessoa que é fechada para relacionamentos, isso porque somente desta maneira a mesma se sentirá confortável para falar sobre seus sentimentos, sonhos, desejos e mostrar um lado mais emocional. Sem confiança, este caminho é praticamente impossível.
  2. Limites: também é preciso reconhecer e respeitar os limites de terceiros, afinal cada pessoa enxerga o mundo de uma determinada maneira e precisamos aceitar este fato. Identifique os limites, até onde você pode chegar em uma conversa. Aos poucos, se tudo correr bem, este limite vai se ampliando e você passará a entrar mais no mundo da pessoa.
  3. Aceite o “não”: como vimos, nem todas as pessoas são abertas a relacionamento. Por isso, é fundamental que você aprenda a conviver com pequenas rejeições e negativas sobre os mais variados assuntos emocionais. A pessoa fechada não faz isso por maldade, mas sim como um gatilho de segurança.
  4. Outro prisma: uma boa dica para tentar uma abertura é mostrar um outro lado da moeda, compartilhar uma visão de mundo que a pessoa não consegue enxergar. Tal ação mostra que você se importa e passa mais segurança, mais confiança e isso vai aumentando como passar do tempo.
  5. Ajuda especializada: você também pode, com cautela e no tempo certo, indicar o auxílio de pessoas especializadas, de empresas que lidam com questões emocionais e podem ajudar na quebra de barreiras que geram o comportamento mais fechado.
  6. Compreenda o cenário: entenda que uma pessoa fechada para relacionamentos pode estar passando por uma fase difícil, e que isso não necessariamente é algo duradouro e impossível de ser modificado.
  7. Autoconhecimento: compartilhe conteúdos e dicas de autoconhecimento, para que a pessoa passa a entender e lidar com suas próprias emoções.

Principais dificuldades enfrentadas por pessoas fechadas para relacionamentos

  1. Uma pessoa fechada para relacionamento odeia abraços e manifestações físicas de carinho.
  2. Recebem muitos conselhos para “se abrirem”, e elas odeiam isso também.
  3. Dificuldade extrema em responder “Eu te amo”, quando recebem a mesma declaração.
  4. Consideram o namoro uma tarefa insuportável e tenta sempre evitar tal situação.
  5. É o ponto central de reclamações amorosas de amigos e amigas, justamente por não se envolver emocionalmente com ninguém.
  6. Evitam conflitos, principalmente quando as brigas têm aspectos emocionais de relacionamento envolvidos.
  7. Tendência a levar com bom-humor e piadas, mesmo os assuntos mais sérios.
  8. Evitam contato com pessoas muito dramáticas.
  9. Detestam chorar em público. Quando isso acontece, logo buscam um abrigo.
  10. Buscam mudar de assunto quando pergunta sobre namoros, noivados, casamentos e relacionamentos de uma forma geral.
  11. Passam a impressão de tristeza o tempo todo, mesmo quando estão apenas em silêncio.
  12. Detestam compartilhar assuntos muito pessoas, expor intimidades, assim como situações onde terceiros tentam descobrir o que estão pensando e sentindo.

Fale com a Arita Treinamentos

Converse com um dos nossos especialistas e descubra como a inteligência emocional pode ajudar pessoas fechadas para relacionamentos.

ARTIGOS RELACIONADOS