Pessoas inacessíveis: como a inteligência emocional pode ajudar a lidar?

Pessoas inacessíveis: como identificar sintomas de alguém emocionalmente inacessível?

Pessoas inacessíveis: como identificar sintomas de alguém emocionalmente inacessível?

Indivíduos que evitam confronto, que não permitem aproximação de amigos e que dificilmente falam sobre a vida, são pessoas inacessíveis emocionalmente

Certamente você conhece pessoas inacessíveis e sabe muito bem que lidar com pessoas fechadas não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, não é mesmo? A boa notícia, todavia, é que é possível identificar os sintomas de alguém emocionalmente inacessível e, com isso, adotar medidas e comportamentos para estabelecer uma relação mais saudável e equilibrada. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Veja como a inteligência emocional nos ajuda a entender e se relacionar com pessoas com essa característica

  • Autodescoberta: um dos pilares da inteligência emocional é a autodescoberta, ou seja, a compreensão das próprias emoções e seus impactos. Dentro do assunto do post de hoje, para entender e se relacionar com pessoas inacessíveis emocionalmente é fundamental, primeiramente, conhecer a si próprio.
  • Imaturidade emocional: é preciso compreender que pessoas assim não possuem o mesmo e desejado estado de maturidade emocional. Logo, é preciso ponderar e não cobrar o mesmo padrão para todos. Coloque-se no lugar do seu amigo, colega de trabalho ou mesmo parente que apresenta tal quadro.
  • Encurtar distâncias: a inteligência emocional também ensina e estimula atitudes para encurtar distâncias, já que esta é uma característica bem clara de pessoa inacessível emocionalmente. São indivíduos que constroem muros e erguem barreiras para evitar aproximações e relacionamentos. Justamente por isso, inclusive, é tão difícil para uma pessoa lutar contra o problema.
  • Interesses: outro ponto que vale a pena ser mencionado é a busca por interesses em comum, por estimular assuntos e situações que provoquem a atenção da pessoa em questão. A inteligência emocional contribui quando dá as ferramentas que facilitam a empatia e a aproximação.

Vale a pena ressaltar que na grande maioria dos casos, uma pessoa inacessível emocionalmente não tem consciência de que é assim ou mesmo que é vista por outras pessoas desta maneira. Isso acontece porque estamos falando de algo inconsciente. Todavia, mesmo sem saber, o indivíduo gasta muita energia para estabelecer o distanciamento, para evitar o confronto.

Sinais de pessoas inacessíveis emocionalmente

  • Distanciamento social.
  • Pouco diálogo sobre vida pessoal.
  • Reclusão.
  • Timidez.
  • Falta de interesse.
  • Ausência de empatia.
  • Frieza emocional.

Treinamentos de inteligência emocional

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe muito bem: a Arita Treinamentos é referência quando o assunto é inteligência emocional. Isso acontece porque o time é formado por profissionais que realmente entendem do assunto. São  especialistas com mais de 30 anos de know-how e que possuem vocação e paixão por auxiliar outras pessoas que buscam o equilíbrio emocional. Ter uma vida mais feliz e tranquila é possível. E o primeiro passo depende somente de você! Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp