Praticando a inteligência emocional: como manter a calma em situações difíceis? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Praticando a inteligência emocional: como manter a calma em situações difíceis?

Praticando a inteligência emocional: como manter a calma em situações difíceis?

Praticando a inteligência emocional: como manter a calma em situações difíceis?

Todos nós, sem exceção, passamos por momentos delicados ao longo da vida profissional e pessoal. Uma separação amorosa, a perda de um ente querido, demissão no trabalho e assim por diante. Justamente por isso, saber lidar com os seus sentimentos é tão importante no dia a dia e isso faz toda a diferença para se manter a calma em situações difíceis.

Sim, sabemos que às vezes é bem complicado segurar a irritação frente a acontecimentos inesperados e revoltantes. Porém, manter a calma em momentos extremos é importante para que você consiga racionalizar o que está acontecendo e ter uma visão ampla do cenário e suas possibilidades. Caso contrário, quando a raiva domina a mente, nos tornamos ‘cegos’ e agimos de forma impulsiva e irracional.

Manter a calma em situações difíceis é possível: veja 5 dicas

1 – Respire fundo

Sempre que uma situação difícil surgir, a primeira coisa que deve fazer é respirar fundo e procurar manter a calma. O problema em si não será resolvido em questão de segundos, imediatamente. Será preciso entender o que provocou tal situação e observar as possiblidades de resolução. Sem calma, isso é impossível.

2 – Aceite a situação

O problema já está estabelecido e não tem como fugir dele. Você deve compreender isso, é preciso encarar de frente a situação, racionalizar que não adianta chorar, gritar ou se esconder. Aceitar é um passo importante.

3 – Segure as emoções

Um grande empecilho na tentativa de sair de uma situação difícil é o fator emocional. Tente pensar pelo caminho lógico, em uma saída racional do problema. Considere fatores positivos e negativos envolvidos, quais pessoas estão relacionadas e outros detalhes. Analise tudo de maneira fria, com olhar crítico. As emoções não podem orientar suas decisões em momentos difíceis.

4 – Olhe para o seu próprio histórico

Uma ótima dica para manter a calma em situações difíceis é olhara para o próprio passado. Em seu último momento delicado, desafiador, o que fez para sair dele? Quais atitudes tomou? Pondere se o que fez no passado pode ser aplicado novamente, quais seriam as consequências e assim por diante.

5 – Saia para uma caminhada

Muita gente tem por hábito sair para caminhar sempre que um problema surge. E, acredite, essa é uma ótima ideia. O exercício físico ajuda na diminuição do estresse e no equilíbrio homeostático, que particularmente se perde em situações estressantes.

A inteligência emocional pode ajudar, sabia?

Algumas pessoas não conseguem manter a calma frente a situações difíceis, e acabando se estressando com muita facilidade. Para tentar descobrir porque isso acontece, quais são reais causas, a Arita Treinamentos realiza um trabalho personalizado que analisa o histórico da pessoa e as possíveis barreiras psicológicas que provocam reações mais nervosas e inquietas.

Além disso, os treinamentos de inteligência emocional também ajudam na preparação da mente para lidar com situações difíceis. São aplicados exercícios e métodos que estimulam o pensamento racional e objetivo, como foco na manutenção de calma para melhor resolução de problemas.

Com o tempo, sempre no seu ritmo, você começará a enfrentar situações difíceis de uma forma mais calma e serena, sem se estressar e/ou perder o controle. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Entre em contato hoje mesmo com a Arita e esclareça todas as dúvidas que tem. CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail ou ligue para os telefones em destaque, na página de contato.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas