5 possíveis causas de problemas de autoconfiança

Problemas de autoconfiança: 5 possíveis causas que podem estar minando a sua autoimagem

Problemas de autoconfiança: 5 possíveis causas que podem estar minando a sua autoimagem

Da baixa autoestima ao medo de errar, os problemas de autoconfiança podem frear o desenvolvimento pessoal ou profissional de qualquer indivíduo

Você já leu aqui no blog da Arita um texto sobre problemas de autoconfiança. Mais precisamente, sobre 4 formas simples e eficientes para superar a frustração e se tornar mais confiante no dia a dia. Hoje, seguimos dentro do mesmo universo e vamos conferir possíveis causas que podem estar minando a sua autoimagem. Continue a leitura!

5 possíveis causas de problemas de autoconfiança

  1. Baixa autoestima: dentro desse quadro, a pessoa que tem problemas de autoconfiança sempre desconfia de algo positivo que é dito a seu respeito. Por exemplo, ao receber um elogio, o primeiro pensamento é de que estão tirando sarro dela, que é uma brincadeira. A baixa autoestima está diretamente relacionada à falta de autoconfiança.
  2. Medo de rejeição: quando a pessoa não é muito confiante, normalmente, ela diz “sim” para toda e qualquer pergunta. Nesse ponto, o que ocorre é o medo de rejeição constante e os impactos que isso pode causar dentro de círculos de amizade ou família, ou dentro da empresa.
  3. Medo de errar: a ausência de autoconfiança pode ser explicada pelo medo de errar e, que isso, pode causar um problema ainda maior na cabeça da pessoa. Nesse ponto é importante reforçar que errar é algo comum, algo que faz parte do aprendizado. Tudo o que sabemos em nossas vidas é fruto de algum momento de indecisão, de tentativa e erro.
  4. Barreiras emocionais: alguns fatos do passado podem permanecer como barreiras emocionais por muitos anos, impedindo o crescimento pessoal e até mesmo profissional do indivíduo. Com isso, as barreiras também podem levar à falta de confiança em realizar algo. A dica é superar os desafios olhando para o futuro, sem remoer problemas do passado. Ter confiança é mirar sempre o amanhã.
  5. Efeito comparativo: é comum compararmos nossas vidas e carreiras às de outras pessoas. Fazemos isso com praticamente tudo o que está ao nosso redor. Porém, é preciso ligar o sinal de alerta dentro desse universo. A comparação que parece inofensiva pode evoluir para um quadro de falta de autoconfiança muito rapidamente. Em casos assim, a “grama está sempre mais verde” no jardim do vizinho. Com o tempo, o indivíduo pode deixar de realizar algo por não achar que terá capacidade, ou que será o suficiente.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Arita Treinamentos sabe que o autoconhecimento emocional é um dos pilares da metodologia de inteligência emocional. Logo, dentro desse universo que já transformou positivamente a vida de milhares de pessoas em todo o mundo, os treinamentos de inteligência emocional representam as opções de caminhos que podem ser percorridos. Em outras palavras, é possível sair de um quadro de falta de autoconfiança para um cenário de plena certeza, de acreditar no que faz, de apostar e realizar graças ao próprio esforço e talento. Quer saber como dar o passo inicial? Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp