Sintomas da depressão em idosos - Atenção redobrada!

Saiba quais os principais sintomas da depressão em idosos

Saiba quais os principais sintomas da depressão em idosos

É preciso ficar atento aos sinais de que algo não está emocionalmente bem com pais, avós e amigos com idade avançada

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Arita já conferiu um conteúdo relacionado ao mesmo universo do post de hoje, sobre os benefícios do amor para a terceira idade. Agora, seguimos uma direção oposta e vamos tratar de um assunto que merece a atenção de todos: os principais sintomas da depressão em idosos. Continue a leitura e confira!

Sintomas da depressão em idosos: pontos de atenção

  • Tristeza excessiva: normalmente é um sintoma que passa a ser considerado grave após duas semanas.
  • Falta de interesse em viver: algo até certo ponto comum em idosos que estão nos passos iniciais da depressão. Homens e mulheres que não se importam com a vida e a morte, ou seja, falam abertamente que não possuem mais interesse em continuar vivendo.
  • Abrir mão de atividades rotineiras: é um outro ponto que precisa ser considerado e observado com atenção por todas as pessoas ao redor do idoso, como amigos e familiares. Ocorre quando o indivíduo não vê mais sentido em realizar tarefas rotineiras, como arrumar a sala, lavar a louça, aguar as plantas e assim por diante.
  • Queixas físicas e falta de energia: um sintoma de depressão em idosos é a reclamação constante de dores físicas e também a falta de energia.
  • Alteração de sono e apetite: se os seus pais ou avós estão com problemas para dormir e sempre dizem que estão sem fome, mesmo durante um almoço ou jantar em família, ligue o sinal de alerta.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar os principais gatilhos emocionais / situações / traumas que podem evoluir para um quadro de depressão em idosos. Com isso, é possível trabalhar estratégias para o desenvolvimento de habilidades emocionais que objetivam uma vida mais feliz e equilibrada. A inteligência emocional é uma metodologia eficaz e que gera resultados duradouros e transformadores. E outra boa notícia do post de hoje é que você sabe que pode contar com uma empresa especializada no assunto. A Arita Treinamentos é formada principalmente por profissionais experientes e qualificados. Dê o primeiro passo: fale AQUI com um consultor.

Dicas de prevenção para combater a depressão na terceira idade

  • Praticar exercícios físicos e também exercícios aeróbicos.
  • Conversar mais com amigos e familiares.
  • Frequentar grupos e centros de convivência para a terceira idade.
  • Ter animais de estimação.
  • Adquirir um novo hobbie.
  • Atualizar-se com as novas tecnologias.
Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp