Síndrome do ninho vazio: entenda o que é e aprenda a lidar com este sentimento | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Síndrome do ninho vazio: entenda o que é e aprenda a lidar com este sentimento

Síndrome do ninho vazio: entenda o que é e aprenda a lidar com este sentimento

Síndrome do ninho vazio: entenda o que é e aprenda a lidar com este sentimento

Nascer, crescer, relacionar-se, conquistar o seu espaço, construir família e acompanhar o crescimento e desenvolvimentos dos filhos e netos. Por mais que este seja o ciclo natural da vida, muitos pais são pegos de surpresa com a independência dos filhos e sofrem com a Síndrome do Ninho Vazio.

O que é a Síndrome do Ninho Vazio?

A síndrome do ninho vazio consiste em um sentimento de tristeza e desânimo que pode acometer mães e pais quando os filhos conquistam a própria independência e decidem sair de casa. As pessoas passam grande parte da vida se dedicando às crianças e ensinando-as a trilhar o próprio caminho, mas não se preparam para o momento da partida. Quando chega a hora de os filhos seguirem sozinhos, os pais se deparam com o desconhecido porque não se descobriram como indivíduos, apenas como mãe e pai.

Devido a este sentimento, quando os filhos anunciam sua saída de casa é comum os pais criarem obstáculos e proferirem palavras de desencorajamento. Tudo isso porque não saberão lidar com a ausência deles.

Outro problema bastante recorrente na Síndrome do Ninho Vazio é a dificuldade de relacionamento entre o casal. Ambos estavam tão envolvidos com a criação dos filhos que se desencontraram ao longo do tempo. Com a saída das crianças de casa, o casal precisa se redescobrir, identificar o que tem em comum e criar uma nova rotina.

Sintomas da Síndrome do Ninho Vazio

Já ouvimos relatos de pessoas dizendo que a síndrome do Ninho Vazio pode trazer até dor física, mas os sintomas costumam ser:

  • Depressão;
  • Diminuição da libido;
  • Distúrbios alimentares;
  • Distúrbios do sono;
  • Melancolia;

Como lidar com a Síndrome do Ninho Vazio

Não espere a despedida

Em algum momento os filhos sairão de casa, este é o ciclo natural da vida. Não espere a saída deles para encontrar um novo foco. Ao longo do desenvolvimento deles, mantenha outros relacionamentos emocionais que te fazem bem, como família e amigos. Seja produtiva e se dedique ao trabalho. Faça atividades que te trazem bem-estar. Assim, quando as crianças saírem de casa você terá outras pessoas com quem contar e atividades para se distrair. Tenha em mente que permitir que os filhos conquistem a própria independência é fundamental para o desenvolvimento e felicidade deles.

Você como foco

Agora é a hora de refletir sobre coisas que você gostaria de ter feito e até o momento não havia oportunidade para realiza-las. Pode ser o que você quiser: novos cursos, hobbies, praticar exercícios, viajar. Pondere atividades que serão prazerosas para você e siga em frente!

Invista no relacionamento a dois

A partida dos filhos pode trazer momentos de tensão ao casamento, então aproveite a oportunidade para se aproximar de seu/sua cônjuge. Preparar as crianças para o mundo não é tarefa fácil e, muitas vezes, isso ocorre em detrimento do relacionamento a dois. Faça dessa nova fase um (re)começo com seu/sua parceiro(a).

Sentir saudade é normal, mas não deixe isso evoluir para sentimentos negativos que poderão te fazer mal. Foque no desenvolvimento de seu filho e o quanto isso fará bem para ele. Aos poucos, você encontrará um novo ponto de equilíbrio e aprenderá a desfrutar também desta fase junto com ele.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: KatarzynaBialasiewicz / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp