Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Um dos grandes segredos do sucesso de qualquer empresa, independente do segmento, é descobrir como a liderança pode influenciar no comportamento organizacional. E bem poderia ser diferente, afinal de contas as pessoas que são influenciadas por uma liderança positiva e correta, tendem a render mais no dia a dia. Em outras palavras, influenciar positivamente no trabalho é um diferencial de líderes e empresas de destaque em todo o mundo.
1 – Todos os colaboradores são aliados: em empresas em que a liderança é fraca ou falha, é comum o surgimento de “panelinhas”, ou seja, grupos de pessoas que se fecham. Isto é péssimo para o ambiente, pois os grupos podem isolar outros colaboradores e dificultar a execução de tarefas. Seu papel como líder é influenciar positivamente para acabar com as panelinhas, abrir grupos fechados e tornar o local de trabalho mais integrado e amigável.
2 – Deixe claro o que você quer: para influenciar positivamente pessoas no trabalho é preciso jogar limpo, ser transparente com suas ações e decisões. Abra seus planos e metas e não esconda o jogo.
3 –Mostre interesse e faça parte do mundo das outras pessoas: todo líder deve conhecer seus liderados. Pergunte sobre suas atribuições, mostre interesse sobre suas personalidades, converse sobre hobbies, preferências, objetivos e assim por diante.
4 – Mude realidades: na medida do possível, sem fugir do planejamento macro da empresa, viabilize algumas mudanças que agradarão os liderados. Mudança de cargos melhorias na infraestrutura de trabalho, etc. As pessoas certamente vão se sentir inspiradas ao perceberem novos rumos.
5 – Torne-se referência de integridade: não basta apenas falar e prometer, você precisa se tornar a figura principal de integridade e honestidade. As pessoas devem olhar para você enxergar o modelo ideal o que elas desejam ser. Isto influenciará diretamente todas as ações de quem está ao seu redor.
6 – Não pare no tempo: um líder defasado e que não acompanha as mudanças do mercado, é uma péssima influência. Afinal de contas, os colaboradores passarão a enxerga-lo como alguém sem futuro e este julgamento de valor passa para a própria organização. Leia mais livros, assista ao noticiário, siga os influenciadores do seu nicho.
7 – Compartilhe conhecimento: além de absorver conhecimento, você também precisa compartilhá-lo para influenciar positivamente as pessoas. Você pode, por exemplo, reunir toda a equipe ao menos uma vez na semana e apresentar novidades que acabou de descobrir sobre uma nova tecnologia ou mesmo novos métodos de trabalho. As pessoas querem aprender.
8 – Elimine as barreiras que impendem suas ações positivas: não é raro encontrar líderes com ótimo desempenho profissional e, ao mesmo tempo, falta de capacidade social de influenciar pessoas positivamente no trabalho. Às vezes, nem acontece de propósito, pois pode ser algo relacionado à personalidade e em traumas do passado. Acontecimentos que criaram barreiras que hoje estão “cobrando um preço alto” para quem está na posição de liderança.
Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe muito bem: através de treinamentos de inteligência emocional é possível eliminar barreiras mentais que impedem o desenvolvimento de uma personalidade mais inspiradora, amigável e aberta para influenciar positivamente as pessoas, seja no trabalho ou nos círculos sociais de amigos e família.
Este é o foco da Arita Treinamentos, uma empresa formada por profissionais que realmente entendem do assunto e que estão preparados para aplicar uma metodologia inovadora e personalizada, com foco nos seus objetivos profissionais e respeitando seu ritmo de aprendizado e características pessoais.
Quer saber como tudo isso funciona na prática? CLIQUE AQUI para enviar hoje mesmo um e-mail de contato.
Crédito: fizkes / / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...