Motivação e liderança: saiba como praticá-las e extrair o melhor da sua equipe | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Motivação e liderança: saiba como praticá-las e extrair o melhor da sua equipe

Motivação e liderança: saiba como praticá-las e extrair o melhor da sua equipe

Motivação e liderança: saiba como praticá-las e extrair o melhor da sua equipe

Antigamente, motivação e liderança eram habilidades exigidas e analisadas separadamente. Hoje, é fato comprovado: usá-las em conjunto estimula os colaboradores, integra a equipe e traz resultados melhores. Embora pareça simples, equilibrar essas duas características exige aprimoramento pessoal e profissional.

Há algum tempo, com os objetivos corporativos cada vez mais audaciosos, passou-se a estudar meios de alcançá-los de forma mais rápida, sólida e efetiva. No paralelo, surgiram novos perfis profissionais, cujos colaboradores almejavam – mais do que o salário no fim do mês – conhecimento e desenvolvimento pessoal. Com as novas necessidades por parte das empresas e trabalhadores, notou-se que quanto mais integrada está a equipe, melhores são os resultados e mais motivadas são as pessoas.

Motivação e liderança: entenda o papel de cada uma

A liderança está relacionada à condução do grupo de forma que a equipe sinta satisfação em seguir o seu gestor. A partir do jeito de ser e agir do líder, os colaboradores serão influenciados de forma positiva para seguirem a mesma linha de trabalho.

O bom líder está aberto para receber críticas e sugestões, é tolerante com as mais diversas experiências, crenças e valores e consegue lidar com elas de forma natural. Geralmente, os bons líderes também desenvolvem ou aprimoram sua inteligência emocional. Ela, por sua vez, conduz o líder e o capacita para extrair o melhor de cada funcionário para a equipe se desenvolver como um todo; para gerenciar demandas, execuções e prazos; para ouvir o que é dito e agir onde há necessidade de mudança; para gerenciar as diferenças existentes em um mesmo grupo; para que ele também desenvolva e aprimore a inteligência emocional em seu time.

Assim como a liderança contribui para o bem da equipe, o inverso também é possível. Como a motivação e liderança andam juntas, a má gestão leva os colaboradores à insatisfação. Alguns desses motivos podem ser falta de reconhecimento; favorecimento de um em detrimento de outro; ausência de aumento salarial; e assim por diante. Toda uma estrutura deve ser envolvida para o bem da empresa.

A princípio, isso pode ser difícil, mas quanto mais você se policia e se esforça, mais a motivação e liderança serão comportamentos automáticos. Nos próximos bloco nós compartilharemos com você algumas dicas para te guiar.

Tenha em mente que não existe fórmula mágica para ensinar a lidar com pessoas. Cada um carrega as suas próprias expectativas, frustrações, valores e maneira de lidar com os desafios. O que está ao seu alcance é sempre ser a sua melhor versão e praticar empatia (se colocar no lugar do outro).

Como criar um ambiente com motivação e liderança

Comece as mudanças aos poucos. Dificilmente você conseguirá mudar tudo de uma só vez. Inicie este processo com as pessoas que respondem diretamente a você. Posteriormente, você pode expandir para o restante das pessoas com quem trata diariamente.

Estimule e recompense seus colaboradores. Novos desafios, reconhecimento pelo bom desempenho, crescimento horizontal e/ou vertical, perspectivas, realizações, confraternizações, entre outros, são algumas opções ações que podem te ajudar a motivar a sua equipe.

Desenvolva inteligência emocional. Desenvolver-se como líder e saber se relacionar com as pessoas são atividades complexas. Compreender de que forma você pode fazer isso sem perder a sua essência e respeitando as diferenças alheias são habilidades valiosas e que a inteligência emocional te ajuda a desenvolver. Saiba como aqui.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: monkeybusinessimages / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

 

 

 

 

 

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp