Efeito esponja: como parar de absorver as emoções das outras pessoas? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Efeito esponja: como parar de absorver as emoções das outras pessoas?

Efeito esponja: como parar de absorver as emoções das outras pessoas?

Você já passou pela situação de estar se sentindo bem e, então, sofrer uma mudança inesperada de humor? Caso a resposta seja “sim”, o motivo pode ser o contato com certas pessoas.

Muita gente reclama do chamado efeito esponja. Quando isso acontece, um indivíduo toma para si as emoções que, na verdade, são de outro alguém. É o que ocorre ao absorver o pessimismo, o mau-humor ou o desânimo de um amigo ou familiar — mesmo quando você não tem motivos para se sentir daquela forma.

Evitar essa situação é fundamental para manter os sentimentos adequados e lidar com eles. Então, veja como conter o efeito esponja da maneira correta.

Saiba estabelecer limites

Muitas vezes, as emoções negativas dos outros transbordam e o atingem devido à falta de limites. Isso é o que acontece quando alguém sente que pode descontar em você toda a raiva, frustração ou incompreensão que possui.

Embora seja importante estar aberto a ouvir e ajudar as pessoas, isso não deve ocorrer à custa da sua própria estabilidade emocional. Então, não deixe de estabelecer limites claros sobre que tipo de emoções você está disposto a compartilhar. Ao deixar a linha bem definida, é menos provável sofrer com esse processo de transferência.

Pratique exercícios de meditação

A meditação é uma excelente técnica para reconhecer o que acontece ao seu redor e em seu interior — inclusive, sobre os sentimentos. Também é uma forma de reprogramar a sua mente e, nesse caso, estabelecer uma barreira para impedir o efeito esponja.

O recomendado é realizar visualizações sobre aspectos positivos e até criar um “escudo” em seu pensamento. Imagine que todos os aspectos negativos estão sendo refletidos e afastados de você, sem se esquecer da respiração. Com a prática, o mecanismo se torna automático e é possível evitar o cenário negativo.

Trabalhe a sua inteligência emocional

Primeiramente, é fundamental saber como trabalhar o seu nível de inteligência emocional, tanto antes quanto durante e após situações de exposição a emoções do tipo. Ou seja, é preciso estar preparado para processar sentimentos e endereçá-los da forma adequada.

Reconheça, por exemplo, que nem toda mudança exige que você seja um agente. Se uma pessoa está infeliz com uma situação da própria vida, somente ela pode fazer a transformação. Então, a sensação não deve contaminá-lo.

Quando a absorção é inevitável, é preciso saber lidar com a carga negativa. Pergunte-se se o sentimento é seu ou se ele foi tomado de outro alguém. A partir disso, pense em meios de trabalhá-lo e reagir a essa sensação de modo correto.

Considere se afastar para evitar o efeito esponja

Apesar de todas as outras técnicas serem eficientes, alguns casos exigem o puro e simples afastamento. Quando alguém é tóxico, não adianta tentar peneirar ou ignorar certas emoções. Ela vai inevitavelmente conseguir afetar o seu padrão emocional, então é melhor diminuir ou até mesmo suspender o contato.

Se não puder cortar relações, tente se manter dentro daquilo que é estritamente necessário — ainda que temporariamente. Ao evitar se expor a certos cenários, torna-se mais difícil absorver as sensações ruins.

Tomar para si os sentimentos negativos de outra pessoa não é benéfico em nenhum aspecto. Ao colocar essas dicas em prática, será fácil conter o efeito esponja e se sentir mais feliz.

As informações foram úteis para você? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ensine os seus amigos a se protegerem desse fenômeno!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas